Com vigência de 30 anos, os contratos se referem aos Sistemas das Rodovias Integradas do Paraná, abrangendo o Lote 3, que compreende 569,7 quilômetros das rodovias BR-369/373/376/PR e PR-090/170/323/445, e o Lote 6, que inclui a BR-163/277/PR e PR-158/180/182/280/483, totalizando 662,1 quilômetros. O investimento previsto para as duas concessões é de R$ 36 bilhões, destinados à modernização da malha viária do estado
Lote 3
Com 569,7 quilômetros de extensão, o Lote 3 integra o chamado Corredor Norte, conectando o Paraná ao Porto de Paranaguá e promovendo a integração com Santa Catarina e São Paulo. A área impactada abrange 22 municípios, incluindo Londrina, Ponta Grossa e Apucarana, polos estratégicos do setor produtivo. Estão previstos cerca de R$ 16 bilhões em investimentos ao longo do contrato, com destaque para a duplicação de 132,6 km, a implantação de 24,6 km de faixas adicionais e a construção dos contornos rodoviários de Ponta Grossa, Apucarana e Califórnia, totalizando 61,6 km. A concessão também deve impulsionar a economia regional, com a geração de mais de 143 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
Lote 6
O Lote prevê um investimento de R$ 20,11 bilhões para obras e melhorias nos 662,1 quilômetros de rodovias, sendo o maior projeto rodoviário do Paraná. Estão previstos a duplicação de 462 quilômetros, implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais, 87 quilômetros de vias marginais e 13 quilômetros de contornos. Entre as demais melhorias estão a construção de 38 passarelas, 14 passagens de fauna, três Pontos de Parada e Descanso (PPDs) e 21 quilômetros de iluminação na Serra. Principal rodovia do estado, a BR-277 é rota estratégica para o Porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil.
A cobrança do pedágio, na praça em São Miguel do Iguaçu, deve começar ainda no primeiro semestre desse ano.