O prefeito Joaquim Silva e Luna nomeou a policial militar Scheila Fátima de Melo Rosso como secretária da mulher. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do município da edição de ontem, quinta-feira (24). De acordo com o Diário, a nova secretária assume a função a partir do dia 1° de maio. O cargo estava sendo ocupado de forma interina por Sineide Soares, depois que a Noemi Giehl pediu exoneração, no dia 28 de março.
Segundo a nova secretária, o objetivo é atuar em três eixos principais que são saúde, empreendedorismo e segurança. “O desafio é buscar um equilíbrio de direito, de acessos, com o que já tem disponível, e ao que tem dentro do plano para criamos na prefeitura, para disponibilizar para as mulheres acessarem tanto na saúde, na segurança e no empreendedorismo, as linhas são essas três, saúde, segurança e empreendedorismo” disse ela.
Scheila destaca que atuando nessas três áreas, é possível enfrentar o problema de violência contra a mulher com mais efetividade. “Dentro do que eu tenho de conhecimento de vida, como policial, a gente sabe que a violência contra a mulher é praticada em vários eixos, e cuidando da saúde, da renda e da segurança da mulher, a gente evita que as mulheres permaneçam na situação de violência, ou que sejam vítimas de violência” explicou.
Nascida em Foz do Iguaçu, a nova secretária é graduada em Direito e possui pós-graduação em Inteligência Policial e Penitenciária, Direito Militar, Análise Criminal e Segurança Pública. Atuou por dois anos na Casa Civil do Governo do Paraná, experiência que, segundo ela, será fundamental para viabilizar projetos por meio de parcerias com o Estado — especialmente com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, comandada pela secretária Leandre Dal Ponte — e com o Governo Federal, sem onerar os cofres municipais.