A Fundação Municipal de Saúde informou que o Hospital Municipal Padre Germano Lauck está enfrentando superlotação. Na manhã desta sexta-feira (25), a ocupação de leitos está em 109,3%. No início da semana, a ocupação chegou a 116%. A informação foi confirmada pela diretora da Fundação de Saúde, Iélita Santos. “Hoje nós estávamos com 247 pacientes dentro do hospital e tem 218 leitos habilitados, então estávamos com uma taxa superior de pacientes aguardando por leito” disse.
De acordo com a diretora, o município tem convênio com outros hospitais na região e os pacientes poderiam ser transferidos, mas familiares não aceitaram a transferência. “Os pacientes não querem sair de Foz do Iguaçu, existem leitos em Missal e Matelândia, mas existe essa situação que os pacientes ou os familiares não querem que eles sejam conduzidos para esse outros hospitais” informou.
De acordo com nota emitida pela fundação na última terça-feira (22), 46 pacientes estavam no Pronto-Socorro, incluindo acomodação no corredor, com previsão de chegada de mais 6, conforme aceites e determinações regulatórias. 5 pacientes represados em recuperação pós anestésica.
Além disso, a nota informou que 51 pacientes aguardavam leitos de enfermaria, provenientes do Pronto-Socorro, alta da UTI e Centro Cirúrgico. Nas UTIs havia 40 leitos ocupados, sem vagas disponíveis. Na UTI Adulto, 3 pacientes aguardam vaga. E nas Unidades de Pronto Atendimento do município, 55 pacientes aguardam vaga.