O Parque Nacional do Iguaçu, lar das Cataratas do Iguaçu, conta com uma variedade de trilhas e caminhos, ideais para quem gosta de caminhar ou andar de bicicleta em meio a Mata Atlântica. No Polo Cataratas, além da Trilha das Cataratas, e do Macuco Safari, que também possui trilha, os passeios vão até 18km, como é o caso do Caminho do Poço Preto, ideal para visitantes mais aventureiros.
O parque vai muito além de Foz do Iguaçu, ao todo, são 14 municípios vizinhos, sendo eles: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.
Sendo assim, o Parque Nacional do Iguaçu, conta com 4 polos, o Polo Cataratas, que é o polo onde encontramos as Cataratas do Iguaçu, o Polo Silva Jardim, engloba os municípios de Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Matelândia, o Polo Rio Azul fica em Céu Azul e Polo Ilhas do Iguaçu, em Capanema.
Todos os polos contam com trilhas e caminhos disponíveis para visitantes, com opções para todos os gostos, desde caminhadas mais curtas, até pedaladas com trilhas mais intensas.
Trilha das Cataratas – Polo Cataratas
O passeio pelas Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza, começa no Centro de Visitantes, com transporte em ônibus panorâmicos até a Trilha das Cataratas. Com 1,5 km de extensão, a trilha oferece mirantes e vistas privilegiadas do maior conjunto de quedas-d’água do mundo. O ponto alto é a passarela final, com vista impactante da Garganta do Diabo. O acesso está incluso no ingresso.
Caminho do Poço Preto – Polo Cataratas
Com 9 quilômetros de extensão (18 km no total, ida e volta), o Caminho do Poço Preto atravessa a exuberante Mata Atlântica e pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. É ideal para observação de aves e interpretação ambiental, proporcionando uma imersão na biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu. O acesso é permitido diariamente, das 9h às 12h para caminhada e das 9h às 15h para ciclismo. O acesso está incluso no ingresso.
Caminho das Bananeiras – Polo Cataratas
Com 1,3 quilômetro de extensão, o Caminho das Bananeiras leva até as margens do Rio Iguaçu, onde está o Espaço Taupá, com deque e vista privilegiada do rio que forma as Cataratas. O trajeto pode ser feito a pé ou de bicicleta, com oportunidade para contemplar a paisagem, fauna e flora do parque. Aberto todos os dias, das 9h às 16h. O acesso está incluso no ingresso.
Trilha Ytepopo – Polo Cataratas
A Trilha Ytepopo tem 5 quilômetros e acompanha a margem do Rio Iguaçu, oferecendo uma experiência imersiva entre o curso do rio e a vegetação da Mata Atlântica. O percurso destaca a conexão com a natureza em um cenário de beleza única. A trilha está aberta todos os dias, das 9h às 14h30, com acesso pelo Espaço Porto Canoas ou pelo Caminho das Bananeiras. O acesso está incluso no ingresso.
Trilha do Macuco Safari – Polo Cataratas
O Macuco Safari oferece uma aventura inesquecível em três etapas: selva, trilha e barco. O passeio começa com um trajeto de 2 km em veículos elétricos pela Mata Atlântica, seguido por uma caminhada guiada de 600 metros com curiosidades sobre a fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu. No final da trilha, há estrutura de apoio com banheiros, loja de souvenirs e guarda-volumes. A última etapa é o emocionante passeio de barco pelo Rio Iguaçu, com vista privilegiada das Cataratas e a chance de sentir a força das quedas d’água em um banho revigorante. Acessibilidade e navegação podem variar conforme as condições do rio, recomenda-se confirmar antes da visita.
Trilha do Apepu – Polo Silva Jardim
A Trilha Quilombo Apepu fica em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O percurso parte da borda da floresta do Parque Nacional do Iguaçu e segue até a margem do Rio Iguaçu, atravessando árvores nativas e margeando o riacho Apepu em seu trecho final.
Com 6,7 quilômetros de extensão (ida e volta), a trilha pode ser percorrida a pé ou de bicicleta, em uma experiência autoguiada que revela a biodiversidade única do Parque Nacional. O acesso é livre para todos os visitantes. Atualmente, o Secret Falls, empresa associada ao Visit Iguassu, tem realizado expedições guiadas até o local.
José Ulisses, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, fala sobre a oportunidade que o parque proporciona aos visitantes: “O nosso Parque Nacional do Iguaçu oferece a todos os seus visitantes a oportunidade de conhecer, por dentro, a exuberância, a diversidade e o poder de sua floresta, seus rios e cachoeiras, através de um novo sistema de trilhas e caminhos, sem cobrança de nenhuma taxa adicional. O direito de acesso às trilhas para caminhar ou pedalar e banhar já está incluso no ingresso ao Parque. Lembre-se de tomar os cuidados necessários, fique atento ao caminho, não toque em nada antes de verificar a presença de animais peçonhentos, hidrate-se, use calçados fechados, repelente, protetor solar e leve seu lixo. Está preparado? Desfrute, o Parque Nacional do Iguaçu é seu!”
Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação no Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural, destaca a importância das trilhas e caminhos como experiências complementares à visita às Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza: “As novas trilhas e caminhos do parque ampliam a experiência dos visitantes, com percursos que revelam a biodiversidade, a história e a cultura local. O acesso é fácil, incluído no ingresso, com opções para todos os perfis — de passeios contemplativos a trajetos para caminhada ou bike. É um convite para viver o Parque Nacional do Iguaçu além das Cataratas. Venham conhecer!”
Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, enfatiza: “A grandiosidade do Parque Nacional do Iguaçu vai muito além das Cataratas. O que temos é um verdadeiro santuário natural, com trilhas, paisagens e experiências ao ar livre que encantam e surpreendem visitantes dos mais diversos perfis. Esse destaque para os passeios mais imersivos atrai ainda mais visitantes ao Destino Iguaçu.”
Informações: Assessoria Visit Iguassu