A Diocese de Foz do Iguaçu realiza missa em sufrágio do Papa Francisco às 19h30 desta segunda-feira (21), na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. O papa faleceu nesta manhã às 7h35, no horário de Roma.
Nesta manhã, o Bispo de Foz do Iguaçu se manifestou por meio de nota sobre o falecimento do papa, o primeiro das Américas. Francisco é Argentino. “O Santo Padre cumpriu sua missão, mas nós sentimos sua partida como filhos e filhas que precisam despedir-se de seu pai” declarou o bispo.
Leia a nota na íntegra:
Ao Clero, Consagrados (as) e todos os fiéis da Diocese de Foz do Iguaçu.
Hoje, às 07h45, de Roma, o Papa Francisco retornou à casa do Pai. Ele passou a vida anunciando o Evangelho do Reino, vivendo profundamente a fé católica e fazendo o bem no testemunho do amor do Senhor aos mais frágeis.
A vida do Papa Francisco pertenceu a Cristo desde seu batismo, sua confirmação e seu sim no caminho vocacional: Zeloso sacerdote, bispo dedicado e amado Pastor de toda a Igreja.
Pastoreou a Igreja com imenso amor e com olhar para as novas formas de pobreza, as antigas periferias e as novas periferias existenciais. Com olhar grande, esteve ao lado dos pequenos, defendeu a vida e protegeu os idosos, indicando a estes que têm muito a contribuir para que o bem continue a vencer o mal. Convidou os jovens a fazer da vida uma missão de amor e serviço.
Hoje foi sua vitória, ele continua a pertencer a Cristo, que disse: “vou preparar um lugar para vós” (Jo 14,2). Em Cristo a morte abre-se à vida, o estar nas Suas mãos, no Seu amor e tornar-nos um só n’Ele juntamente com todos os irmãos e irmãs que Ele criou e redimiu, com a criação inteira” (cf. Bento XVI, 03.11.12).
O Santo Padre cumpriu sua missão, mas nós sentimos sua partida como filhos e filhas que precisam despedir-se de seu pai. Vamos viver estes dias em oração e fé, celebrando a Santa Missa em sufrágio do
Papa Francisco e, também, em nossas orações agradecer todo amor com que Deus o amou. Em Cristo,
+ Sergio de Deus Borges
Bispo Diocesano