Nesta sexta-feira, 18 de abril, o Hospital Itamed celebra 29 anos de credenciamento ao SUS

Atualmente, instituição é referência para Oncologia, Cardiologia, Gestação de Alto Risco e Neonatologia.

Hospital Itamed celebra 29 anos de credenciamento pelo SUS. Foto: Kiko Sierich

Nesta sexta-feira, dia 18 de abril, o Hospital Itamed, administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy, celebra uma importante data: 29 anos de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), iniciado em 18 de abril de 1996. Os primeiros serviços credenciados eram de clínica cirúrgica, obstétrica, médica e pediátrica, além de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, a instituição é referência para Oncologia, Cardiologia, Gestação de Alto Risco e Neonatologia e cumpre um papel importante na oferta de atendimento público de qualidade a todos. No último ano, quase 260 mil atendimentos foram realizados pelo SUS no hospital.

Uma das milhares de pacientes já atendidas na instituição foi a Franciele Aparecida dos Reis, de 38 anos. Na época gestante de gêmeos, ela recebeu todo o acompanhamento na maternidade do hospital e é grata à instituição pelo cuidado recebido. “Durante a gravidez procurei atendimento diversas vezes e sempre fui muito bem recebida. Meus filhos nasceram prematuros extremo, receberam todo o suporte e hoje seguimos com os cuidados necessários, mas gratos ao acolhimento da equipe”, falou.

Franciele recebeu acompanhamento de gestação de alto risco, já os pequenos Théo e Lucas, dos cuidados da neonatologia. “Ao Hospital, só temos a agradecer. Desde o momento da gravidez até a alta dos meninos, nos sentimos acolhidos e seguros”, disse.

Relatos como esse reafirmam o desejo da instituição ao se tornar credenciada ao SUS: abrir as portas do complexo hospitalar à população geral de Foz do Iguaçu e região – inicialmente, o hospital fora construído para atender aos operários da obra da Itaipu Binacional e seus familiares. Atualmente, o Hospital Itamed é um centro de referência no Paraná e até mesmo no Brasil.

Filantropia
O credenciamento do Hospital Itamed ao SUS foi essencial para que a instituição recebesse, em 2011, o selo de filantropia, que exige o mínimo de 60% dos seus atendimentos ao SUS. Desta forma, o Hospital Itamed assumiu o compromisso de também desenvolver ações prioritárias na área da saúde para a população. Desde então, o complexo hospitalar oferta ao menos uma meta mínima de atendimentos para casos de Oncologia e Cardiologia, além de exames e procedimentos. Já na Gestação de Alto Risco, a maternidade recebe mulheres para pré-parto, parto e pós-parto. Além disso, ainda são 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e outros seis de UTI Pediátrica para pacientes do sistema único.

O atendimento SUS é contratualizado com o Governo do Estado, o que permite que a população dos munícipios que compõem a 9ª Regional de Saúde – Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu – seja atendida no Hospital Itamed conforme as referências. Já uma comissão composta por diversas instituições fiscaliza o trabalho, de forma a assegurar o cumprimento das metas quantitativas e qualitativas. Também a Itaipu Binacional, instituidora do Hospital, subsidia parte dos valores gastos pela Fundação no atendimento SUS, o que contribui para a sustentabilidade financeira.

“Nós temos um compromisso social com a região de ofertar um atendimento de qualidade a todos, independente da fonte pagadora”, afirmou o diretor-superintendente da Fundação, Gilmar de Oliveira. Segundo ele, ao celebrar estes 29 anos de atendimento, o desejo é de mostrar que o Hospital seguirá firme na valorização da vida. “Essa é a nossa missão e queremos continuar a oferecer um serviço público, gratuito e de qualidade aos nossos pacientes, sobretudo fortalecendo o SUS nesta região tão importante que é a tríplice fronteira”, destacou.

Hemonúcleo
Neste mesmo dia 18 de abril, o Hospital Itamed celebra a implantação do Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), também ocorrida em 1996. A unidade tem a responsabilidade de atender os serviços hemoterápicos em toda a 9ª Regional de Saúde.

Os números mostram que, somente no último ano, mais de 14 mil bolsas de sangue foram coletadas e mais de 17 mil candidatos à doação atendidos. O Hemonúcleo também contribui para a indústria farmacêutica, na produção de medicamentos hemoderivados. Foram quase 4 mil bolsas de plasmas fresco congelados distribuídas, que retornaram como medicação aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

“Como instituição de saúde, temos orgulho de ver a nossa trajetória de atendimento ao SUS. A nossa estrutura, os serviços oferecidos, a qualidade da equipe médica e de colaboradores da instituição, tudo que um grande centro pode oferecer aos pacientes está aqui”, finalizou Gilmar.

Sair da versão mobile