Morreu na manhã desta terça-feira (15) o cidadão honorário de Foz do Iguaçu, Nadir Rafagin, aos 81 anos. Rafagin foi vítima de um atropelamento na Avenida República Argentina, nas proximidades do Estádio do ABC. Ele chegou a ser socorrido, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Várias viaturas do Corpo de Bombeiros e médicos do SIATE e do SAMU estiveram no local dando atendimento à vítima. A informação foi confirmada à Rádio Cultura pela família.
Nascido no dia 22 de setembro de 1943, em Lagoa Vermelha/RS, tornou-se bacharel em Ciências Contábeis no ano de 1970. Três anos depois, Nadir saiu do Rio Grande do Sul e veio para Foz do Iguaçu, cidade em que se estabeleceu e firmou suas raízes. A trajetória, repleta de lutas e conquistas acumula mais de 30 anos de atuação no Poder Público, incluindo a função de vereador.
Nadir foi vereador entre 1993 e 1996. Apresentou diversas proposições, dentre elas, a indicação que fosse no Porto Meira a construção da Segunda Ponte entre Brasil e Paraguai e reivindicou desde àquela época a extensão da Ferroeste até Foz do Iguaçu. Além de passar pelo Legislativo também atuou como assessor parlamentar e ocupou cargos em áreas de governo. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da PARANATUR de 1984 a 1987.
Já no ano de 1988, foi Assessor de Gabinete da Secretaria de Estado do Interior. Atuou como Diretor Administrativo e Financeiro, dessa vez da CODEFI, de 1989 a 1990. Nadir Rafagnin segue contribuindo com a cidade e mantém relações próximas com população, carregando uma história de quase 30 anos dedicados ao Poder Público.
Nota de Pesar – Nadir Rafagnin
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do senhor Nadir Rafagnin, ocorrido na manhã desta terça-feira, vítima de um atropelamento.
Figura conhecida e respeitada em Foz do Iguaçu, Nadir foi homenageado em 2023 com o título de Cidadão Honorário, em reconhecimento à sua trajetória marcada pelo empreendedorismo, dedicação à comunidade e contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Que Deus conforte os corações e conceda paz a todos.
🖤 Que seu legado siga inspirando gerações.