Se milhares de pacientes de cirurgias eletivas, cuja realização deve ocorrer no Hospital Municipal, têm de aguardar meses e até anos, dependendo da especialidade, os pacientes cardiológicos, cuja referência de atendimento pelo SUS é o Hospital Itamed, não tem do que se queixar.
O hospital conseguiu zerar a fila de espera por cirurgia cardíaca, não só em Foz, mas em toda área da 9ª Regional de Saúde. Somente em 2024, o Itamed realizou 202 cirurgias cardíacas de alta complexidade. Há 20 anos a instituição é credenciada no município e conta com um Centro do Coração, com a finalidade de reduzir a morbidade e mortalidade por doenças do aparelho circulatório na região da Tríplice Fronteira.
O acesso do paciente cardiológico do SUS se dá por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde ao ambulatório. O objetivo desse ambulatório é otimizar o processo de acompanhamento clínico cardiológico, pré e pós-operatório, garantindo atendimento à crescente demanda na linha de cuidados da cardiologia.
Desde o ano passado o Hospital Itamed incrementou o atendimento disponibilizando no pronto-socorro médicos cardiologistas 24 horas por dia. A iniciativa visou proporcionar maior segurança e agilidade no atendimento dos pacientes.
Oncologia – Assim como na área cardiológica a hospital também é referência SUS no atendimento a pacientes oncológicos e obstetrícia. Atualmente o tempo médio entre o encaminhamento da UBS e o atendimento oncológico na unidade específica é de nove dias.
Em 2024 foram realizadas 2.340 consultas de triagem, as quais resultaram em 969 diagnósticos de câncer. Desde o início do atendimento oncológico, a equipe do Itamed realizou mais de 37 mil consultas e têm 7.281 pacientes em tratamento.
Obstetrícia – o maior movimento de pacientes SUS no nosocômio é de gestantes. No último ano foram realizados 4.158 partos, sendo 1.978 de alto risco. Para estas pacientes de risco tem um ambulatório de atendimento especializado para gestantes dos nove municípios da 9ª Regional de Saúde, seguindo a Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná.