A partir deste domingo (13), a Avenida Paraná voltará a ser interditada para a realização do “Domingo na Rua”. O evento foi suspenso por dois domingos para que fosse viabilizada uma alternativa para o desvio dos veículos de carga, garantindo mais segurança viária.
A interdição da Avenida Paraná para o “Domingo na Rua” ocorrerá no trecho entre as avenidas Costa e Silva e Duque de Caxias, das 8 às 13 horas. O acesso à Rua Padre Bernardo Plate pela Avenida Paraná também ficará bloqueado durante o evento.
A suspensão temporária do “Domingo na Rua” foi necessária após a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana identificar que a rota utilizada para o desvio de caminhões apresentava inclinação acentuada — 17,9% no plano vertical e 11% no transversal —, o que aumentava o risco de acidentes, como tombamentos e colisões, especialmente para veículos de grande porte.
Após alinhamento entre a Receita Federal e o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), uma nova rota foi definida para os caminhões, que deverão seguir pela Avenida República Argentina, Avenida Juscelino Kubitschek e Avenida Duque de Caxias, retornando à rota usual pela Avenida Paraná em direção ao Porto Seco.
Já os ônibus do Transporte Coletivo em direção à Vila A farão o desvio pelas ruas Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, seguindo pela Avenida Costa e Silva até a Rua Padre Bernardo Plate.