Aproveitando o feriado prolongado de abril, o Parque das Aves planejou uma programação especial de Páscoa nos dias 18 e 19. A proposta une sensibilização ambiental e bem-estar animal em ações lúdicas e educativas para os visitantes. A visitação acontece normalmente, das 8h30 às 16h30, com ingressos disponíveis na Bilheteria e online.
Passarinho da Páscoa, o que trazes pra mim?
Na sexta-feira, 18 de abril, a equipe de Educação para Conservação promove a atividade “Passarinho da Páscoa, o que trazes pra mim?”. A ação acontece ao longo da trilha, das 9h às 11h e das 12h20 às 16h. Durante o passeio, os visitantes vão ganhar um passaporte e poderão conhecer mais sobre as aves da Mata Atlântica em pontos temáticos com a presença dos educadores. A cada parada, um carimbo é adicionado ao passaporte e, ao final do trajeto completo, quem tiver todos os carimbos ganha um brinde especial.
“Buscamos proporcionar uma experiência interativa para os visitantes, conectando a Páscoa com a diversidade das aves da Mata Atlântica. É uma atividade lúdica que encanta e diverte nossos visitantes ao mesmo tempo em que traz informações sobre as espécies de aves que vivem no Parque das Aves, reforçando nossa missão”, afirma Gabriela Possato, supervisora pedagógica de educação do Parque das Aves.
Enriquecimento ambiental de Páscoa
No sábado, 19 de abril, será realizado o enriquecimento ambiental temático de Páscoa, com o oferecimento de itens especiais em três viveiros de imersão do Parque. As ações acontecem às 10h no Viveiro Os Pequenos Marrons, às 14h no Viveiro das Araras e às 15h no Viveiro O Mundo dos Tucanos.
“Esses momentos são incríveis tanto para as aves quanto para os visitantes. Enquanto as espécies interagem com os itens de enriquecimento, demonstrando comportamentos naturais, os visitantes podem aprender mais sobre a importância dessas atividades para o bem-estar animal”, comenta Roberta Manacero, gerente de curadoria animal do Parque das Aves.
O enriquecimento ambiental é uma prática diária no Parque das Aves e tem como foco o bem-estar animal. As atividades são cuidadosamente planejadas para simular desafios que as aves enfrentariam em ambiente de ocorrência natural, como a busca por alimentos e a exploração de novos estímulos. Essas ações melhoram a qualidade de vida dos animais e também proporcionam aos visitantes a chance de observar momentos únicos de interação.
Doces típicos no Complexo Gastronômico
Além das atividades educativas e do enriquecimento ambiental, o Complexo Gastronômico do Parque das Aves também entra no clima da Páscoa com uma seleção de doces típicos da data, disponíveis nos restaurantes Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça.
“Os visitantes, além das opções disponíveis em nossos restaurantes, entre refeições, lanches e porções, poderão saborear itens à base de chocolate, feitos com muito carinho e atenção pela nossa equipe tão dedicada”, comenta Sandra Grego, gerente de Operações e Serviços do Parque das Aves.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.