De acordo com o setor de fiscalização da prefeitura de Ciudad Del Este, o desabamento do forro de gesso aconteceu nas obras de construção do edifício China Shopping Center, localizado na Avenida Luis María Argaña, ao lado do Shopping Center Paris. Dois trabalhadores sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para o centro médico. Após o desabamento, as obras foram suspensas.
A Divisão de Obras Privadas, bombeiros voluntários e a Polícia Nacional, realizaram uma inspeção no local e determinaram a paralisação total das atividades para evitar maiores riscos.
“Já constatamos o desprendimento do teto, portanto, o caso será encaminhado ao Juizado Municipal de Delitos. Foi solicitado um laudo técnico detalhado para apurar o ocorrido e as responsabilidades correspondentes”, afirmou a advogada Mariela Espinoza, assessora jurídica da Obras Particulares.
O inspetor técnico municipal, arquiteto Rodrigo Cáceres, disse que as obras não poderão ser retomadas enquanto a empresa responsável não apresentar um laudo estrutural, garantindo a segurança do local e descartando qualquer risco de novos desabamentos.
“Foi um efeito dominó; a situação se desfez aos poucos, não de repente. Por isso, os trabalhadores conseguiram sair a tempo. Agora cabe à construtora apresentar um laudo técnico para retornar com os trabalhos”, disse Cáceres.
Em nota, a Construtora Implenia, responsável pelos trabalhos, diz que está prestando todo auxílio aos empregados e já começou a investigar as causas, mas o desabamento não representa qualquer risco para a estabilidade da obra. “Queremos transmitir tranquilidade aos moradores e aos que transitam pela área, pois a situação não oferece risco”.