A onça Cacira já tem um histórico de registros feitos pelo Projeto Onças do Iguaçu. Ela foi fotografada pela primeira vez em 2018. Em 2019 já foi clicada com dois filhotões, a Angá e o Sapeca. Em 2021, mais dois novos filhotinhos, a Niara e a Amandi. Dois novos filhotinhos foram registrados bem novinhos em 2023, mas infelizmente eles não sobreviveram.
Em novembro do ano passado o projeto conseguiu registrar a onça com dois filhotões, na época com cerca 8 meses de idade. A falta de novos registros, em dezembro, foi motivo de preocupação para os coordenadores do projeto, mas a boa notícia veio no começo desse ano. Em janeiro, segundo a coordenadora do projeto, a bióloga Yara Barros, a onça apareceu novamente com as “crionças”.
“No mês passado conseguimos descobrir que uma das crionças, é uma fêmea. Agora queremos a ajuda para escolher o nome para essa oncinha que já está com cerca de um ano de idade”.
As opções são:
-Eirapuã – significa “estrela” em tupi, brilhando na floresta.
-Uyara – significa “dona” ou “dominadora”.
Para votar basta deixar o nome registrado nos comentários nas redes sociais do Projeto Onças do Iguaçu. Vamos A votação vai até essa sexta-feira (04), às 19h e pode ser feita pelo Instagram oncasdoiguacu.