A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, promoveu solenidade em comemoração aos 60 anos da Ponte Internacional da Amizade (PIA), nesta sexta-feira, dia 28 de março. Cerca de 200 convidados estiveram presentes.
O evento ocorreu no mirante central da Ponte e contou com diversas autoridades como o superintendente Receita Federal na 9ª Região Fiscal, auditor-fiscal Fábio Eduardo Boschi; o delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, auditor-fiscal Cézar Augusto Vianna; o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; o Governador de Alto Paraná/Paraguai, César Torres; o presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Paulo de Brito e o administrador da Aduana em Ciudad del Este, Alcides Brizuela, além de outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.
A Ponte Internacional da Amizade é um dos principais marcos da integração entre o Brasil e o Paraguai. Inaugurada em 27 de março de 1965, a obra foi resultado de um acordo entre os governos brasileiro e paraguaio, que buscavam fortalecer os laços econômicos e facilitar o trânsito de mercadorias e pessoas entre os dois países.
Com 552,4 metros de extensão e um arco principal de 290 metros, a Ponte tornou-se um marco da engenharia da época. A obra simbolizou não apenas a conexão física entre os dois países, mas também a cooperação diplomática. A Ponte é um dos maiores eixos comerciais do Mercosul e facilita a exportação de produtos brasileiros, como grãos e manufaturados, para o Paraguai e outros países vizinhos.
O delegado Cézar Vianna deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da Ponte como elo de integração diplomática, turística e comercial. Na sequência o superintendente Fábio Boschi ressaltou a “ligação umbilical” da aduana e da cidade, falou da importância da cidade no âmbito do desenvolvimento da região, do Estado do Paraná e do Brasil. “É o grande portal do Mercosul”, finalizou.
Após a fala das demais autoridades presentes foram homenageados trabalhadores que, de forma especial, dedicaram a sua experiência e o seu conhecimento na construção da obra. Foram entregues Certificados de Agradecimento aos senhores Domingos Soster, topógrafo; Agenor Soares dos Santos, responsável pela iluminação; e Joaquim Pinto de Oliveira, desenhista e chefe de seção técnica.
Foram também inauguradas duas obras artísticas que passaram a incorporar a história dos 60 anos da PIA. No mirante foram instaladas pinturas de artistas locais, Pas & Mavi, intituladas Amizade, que retratam a parceria e união entre as duas nações, ressaltando as belezas naturais dos países. Do lado externo do mirante instalou-se o Mural da Integração, confeccionado pelo artista carioca Igor Izzy.
O painel teve início em 27 de fevereiro e término em 24 de março, retratando vários aspectos da cultura de Foz do Iguaçu, como as onças monitoradas pelo Projeto Onças do Iguaçu, as Cataratas e o quati. Os artistas receberam certificados de reconhecimento e gratidão.
O evento terminou com o descerramento de placas que destacam as obras.