A vacina contra a influenza estará disponível em todas as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz. O público-alvo envolve crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
A campanha contempla, ainda, os grupos prioritários: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
“A vacinação é a melhor estratégia de prevenção contra a gripe. Queremos atingir a meta prevista para promover a imunidade durante o período de maior circulação do vírus e, assim, reduzirmos o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello.
Para reforçar a estratégia de imunização e incentivar a adesão da população, a vacina contra a gripe agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação.
A coordenadora do Programa de Imunização de Foz, Adriana Izuka, ressalta a segurança e a eficácia da vacina contra a influenza. “É importante reforçar à população a necessidade de tomar a vacina da gripe todos os anos, especialmente nessa época, onde há um aumento do número de casos de doenças respiratórias”, alerta.