A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a terceira fase da operação “4×4 Fortuner”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em furtos de caminhonetes em Foz do Iguaçu. A ação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão: um em São Miguel do Iguaçu (PR) e dois em Joinville (SC).
As investigações da PCPR, com apoio da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal, Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), CAPE/SESP de Foz do Iguaçu e Núcleo de Inteligência Policial (NIPOL) da 6ª SDP, revelaram a existência de uma nova organização criminosa, sem ligação com grupos investigados anteriormente.
O grupo, composto por pelo menos três indivíduos, dois residentes em Joinville (SC) e um em São Miguel do Iguaçu (PR), utilizava um modus operandi semelhante ao de outras quadrilhas para furtar veículos em Foz do Iguaçu e revendê-los na região. Após os crimes, os integrantes retornavam ao destino, onde utilizavam os valores obtidos.
Um dos alvos residente em Santa Catarina já havia sido preso na semana anterior em flagrante pelo furto de um veículo Toyota/Hilux SW4 em Joinville (SC). O alvo de São Miguel do Iguaçu também já tinha sido preso em flagrante por tráfico de drogas em Guarapuava (PR).
Em um dos endereços de SC os policiais civis cumpriram o mandado judicial e apreenderam objetos relevantes para a investigação, sem realizar prisões no local. A PCPR informou que a análise dos materiais apreendidos e a continuidade das investigações visam aprofundar o conhecimento sobre a estrutura da organização criminosa, seus métodos de atuação e a identificação de outros possíveis integrantes, incluindo receptadores dos veículos furtados.