Como a Rádio Cultura havia adiantado, a Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou a convocação de 60 novos guardas municipais, ampliando em 20% o efetivo previsto no concurso público vigente. O chamamento marca um reforço na segurança pública do município, que há 22 anos não recebia novos agentes. A medida, segundo a Administração Municipal, faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a segurança na cidade e melhorar as condições de trabalho da corporação.
O anúncio foi feito pelo prefeito General Silva e Luna, pela secretária de Administração e Recursos Humanos, Larissa Ferreira, e pelo secretário municipal de Segurança Pública, almirante Paulo Tinoco, durante coletiva na sede da Guarda Municipal. A gestão municipal destacou que a convocação é resultado de uma reorganização orçamentária para priorizar investimentos na área.
“Essa decisão não foi sofrida, foi necessária. A segurança pública é prioridade. Não há como postergar a formação desses guardas, que precisam de seis meses de treinamento para estarem aptos a atuar nas ruas. Além de ampliar o efetivo, estamos investindo em viaturas, tecnologia e equipamentos para oferecer melhores condições de trabalho à nossa tropa”, afirmou o prefeito General Silva e Luna.
O secretário de Segurança Pública, almirante Paulo Tinoco, ressaltou que a nova turma será a melhor já formada no município, devido à experiência acumulada dos agentes mais antigos, que atuarão no treinamento dos novos integrantes. “Temos guardas com mais de 20, 30 anos de serviço, que conhecem cada canto da cidade e sabem as reais necessidades da nossa segurança. Eles serão fundamentais para formar essa nova equipe com a excelência que queremos”, disse.
Convocação e prazos
Os candidatos aprovados no concurso público devem comparecer à Secretaria de Administração para apresentação da documentação entre os dias 5 e 14 de março. Após essa etapa, passarão por exames admissionais e, em seguida, iniciarão o curso de formação, que terá duração de seis meses.
A secretária de Administração e Recursos Humanos, Larissa Ferreira, destacou que é fundamental que os convocados acompanhem o edital e apresentem toda a documentação exigida dentro do prazo. “Caso algum candidato não tenha interesse na vaga, pedimos que formalize a desistência para que possamos convocar os próximos da lista e garantir que a formação aconteça sem atrasos”, explicou.
Investimentos em segurança e modernização da Guarda Municipal
Além da ampliação do efetivo, a Prefeitura tem adotado uma série de medidas para modernizar a Guarda Municipal. De acordo com Silva e Luna, a administração tem investido em viaturas, equipamentos e tecnologia para garantir um serviço mais eficiente. “Nos últimos meses, entregamos 17 novas viaturas, o que permite uma presença constante da Guarda nas ruas. Estamos incorporando tecnologia e melhorando a iluminação pública, que até o final do ano estará completamente renovada. Tudo isso contribui para a sensação de segurança da população”, afirmou.
O prefeito também destacou que o fortalecimento da segurança pública tem sido um fator importante para atrair novos investimentos para Foz do Iguaçu. “Temos recebido empresários que demonstram interesse em investir na cidade porque percebem que há segurança jurídica e física para isso. Somente na última semana, 19 investidores procuraram a Prefeitura para conhecer as oportunidades em Foz. E a Guarda Municipal tem papel essencial nesse cenário”, disse.
O almirante Paulo Tinoco reforçou que o foco da gestão é garantir uma segurança mais eficiente e presente. “A ideia não é apenas aumentar o número de agentes, mas torná-los mais preparados, com melhores condições de trabalho e suporte. Segurança não se faz apenas com efetivo, mas com inteligência, presença e atuação estratégica”, afirmou.
A Prefeitura garantiu que continuará investindo na corporação e que novas medidas estão sendo planejadas para fortalecer a segurança pública no município. “Nosso compromisso é com a proteção da população. A convocação desses 60 guardas é só o começo de um trabalho que vamos continuar aprimorando”, concluiu Silva e Luna.
A lista dos convocados foi publicada na edição do Diário Oficial do Município de sexta-feira (28), por meio do link https://www5.pmfi.pr.gov.br/diarioOficial-1.
Veja a lista de aprovados
Inscrição Candidato Classificação Geral
89201930199-8 Jackeline de Jesus Santos Cutrim 1
89201931633-1 Anderson José de Paula 2
89201930247-4 Jailson Tormes 3
89201941929-0 Xavier Faustino Ribeiro Moreno 4
89201930781-3 Thiago Borges Lied 5
89201931541-2 Matheus Cardoso Alencar 6
89201932050-0 Eduardo Jaroszuk Amancio (sub judice) 7
89201930809-5 Alison Borre Diel 8
89201929739-4 Silas Barbosa Sobrinho 9
89201930565-2 Fernando Gilardi Britos 10
89201932238-9 Luiz Zamprogna Filho (sub judice) 11
89201930610-9 Rafaela Dybas 12
89201933896-8 Renata de Oliveira 13
89201948235-2 Samuel Vasconcelos Araújo Cunha 14
89201958278-0 Beatriz Mota de Santana 15
89201930844-8 Keterly Aparecida da Cunha 16
89201931535-4 Felipe Mateus Krutsche 17
89201931518-8 Alisson Guilherme Pacagnan Claro 18
89201929752-0 Jonathan Antonio dos Santos 19
89201929948-7 Rafael Antonio da Silva 20
89201933212-9 Luiz Gustavo Bachixte Furlan 21
89201930434-0 Vinícius Dias Camargos 22
89201932885-3 Danilo Rodrigues Tosta 23
89201930134-9 Osmar Antonio Acosta 24
89201932659-4 Uxi Maia da Silva 25
89201932960-4 Pedro Enrique Ferreira dos Santos 26
89201952139-2 Larissa Viviane Scarabelot Rodriguez (sub judice) 27
89201934004-2 Barbara Alexssandra Scarabelot Rodriguez 28
89201929971-1 Katiane Karine Brinkmann 29
89201944202-2 Rudinei Dendena Tarka 30
89201977503-0 Thaisa Lysa da Silva Machado 31
89201930718-6 Marcos Augusto Lopez Antunez 32
89201930162-3 Luana de Oliveira Lima 33
89201973752-0 Deivid Chou 34
89201930670-8 Isabella Correia Viana 35
89201930075-4 Raquel Simon Conti 36
89201970013-7 Jairo Almeida de Souza 37
89201932306-1 Jennifer Cristina Poltronieri Viana 38
89201929742-2 Elivelton Teixeira de Oliveira 39
89201949425-5 Gesica Aveline Aparecida Mendes 40
89201965517-0 Levi Dias Spier 41
89201951628-4 Anthony Mateus Antunes Silva (sub judice) 42
89201934301-4 Izaias Bezerra Vasconcelos 43
89201968324-2 Isadora Oliveira Nóbrega 44
89201933726-3 Jefferson do Nascimento Wandscheer 45
CARGO: Guarda Municipal de 3ª Classe – Negros e Afro-Descendentes
Inscrição Candidato Classificação Geral Classificação
Negros e Afro- Descendentes
89201939990-3 Danielle Melo Pereira 46 7
89201940130-4 Felipe de Souza Augusto 48 8
89201943828-6 Mameide Duarte 50 9
89201931514-8 Daiane Cristina dos Santos 55 10
89201948701-4 Ezequiel Fernando This Goncalves 58 11
89201933466-4 Suellen Acosta Amarilla 73 12
89201930178-1 Marciandro dos Santos 74 13
89201932091-3 Isabela Alves Silva Soares Kobassigawa 78 14
89201931016-1 Ian Lucas Barros Veiga 80 15
89201948420-9 Danylo Scarpeline Batista 92 16
89201932423-5 Elson Breno da Conceicao 93 17
89201930594-7 Marcio Ortiz de Paula 95 18
Observação: Os candidatos classificados em 1º a 6º lugares na cota de Negros e Afro-Descendentes, foram convocados pela classificação geral nos termos da Lei nº 5097/2022, Art. 4º, §1º.
CARGO: Guarda Municipal de 3ª Classe – PcD
Inscrição Candidato Classificação Geral Classificação PcD
89201954521-6 Lucas Heitor Camargo de Castro 150 1
89201933994-5 Gabrielle Bortolini de Oliveira 152 2
89201974093-8 Karini Maria Silverio (sub judice) 205 3
Documentos necessários para habilitação ao cargo
O candidato convocado deverá comparecer à Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, localizada na Praça Getúlio Vargas, nº. 280 – Centro, Foz do Iguaçu Paraná, para entrega da documentação especificada abaixo e outras que forem solicitadas administrativamente na respectiva convocação. O candidato deverá apresentar a documentação conforme a ordem abaixo:
a) Carteira de Identidade (cópia simples e original), constando prova da idade mínima de 18 (dezoito) anos e status de brasileiro nato ou naturalizado;
b) Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia simples);
c) Cartão do PIS ou PASEP respectivamente (original e cópia simples);
d) Carteira de Trabalho (CTPS), identificação e qualificação civil (original e cópia simples);
e) O candidato deverá acessar o endereço eletrônico da Receita Federal emitir o comprovante de situção cadastral do CPF e apresentar junto a documentação da admissão;
f) Título de Eleitor (original e cópia simples);
g) Certidão de quitação eleitoral atualizada, se à época já possuía 18 (dezoito) anos (original);
h) Certificado de Reservista ou documento equivalente (cópia simples);
i) Certidão de Casamento ou Instrumento Público de Declaração de União Estável (original e cópia simples),
j) Carteira de Identidade e CPF, do cônjuge/companheiro (original e cópia simples);
k) Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, e CPF dos filhos (original e cópia simples); l) Carteira de vacinação atualizada dos filhos menores de 14 anos (cópia simples);
m) No caso de filhos ou dependentes legais Portadores de Necessidade Especiais deverá apresentar laudo médico original informando a espécie e o grau/nível da deficiência, bem como sua provável causa, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) emitido nos últimos 90 (noventa) dias, contados da nomeação.
n) Comprovante de endereço atualizado (últimos 30 dias da convocação), comprovar o endereço por meio de entrega de cópias de conta de luz, de água, de telefone ou de IPTU, em nome do candidato, ou declaração de que o candidato reside no endereço indicado, que deverá estar assinada pelo candidato.
o) E-mail (endereço eletrônico);
p) Permissão do Comando em documento oficial, se candidato militar (original);
q) Comprovante de escolaridade e dos requisitos mínimos discriminados no quadro contido no item 1.1 deste Edital (original e cópia simples);
r) Certidão de antecedentes criminais emitida pela Justiça Estadual (original);
s) Certidão de antecedentes criminais emitida pela Justiça Federal (original);
t) Carteira de vacinação atualizada (cópia simples);
u) Uma foto 3×4 colorida e recente.
Exames laboratoriais e complementares
I – O exame médico terá caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto.
II – O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os exames laboratoriais e complementares necessários.
III – Após a entrega dos documentos relacionados no iten 17.3 do edital de abertura o candidato será encaminhado ao exame médico devendo apresentar junto ao setor da Diretoria de Saúde Ocupacional os exames laboratoriais e complementares, por opção do médico do trabalho.
IV – Os candidatos que concorrem à reserva de vagas para Pessoa com deficiência – PcD, deverão comparecer à avaliação com um novo laudo médico, original, que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência, com data de emissão de, no máximo, 90 (noventa) dias anteriores à data da avaliação pela equipe de Saúde da Diretoria de Saúde Ocupacional do Município de Foz do Iguaçu-PR.
V – A relação dos exames necessários para cada cargo está disposta no quadro abaixo:
Hemograma Completo; Perfil Lipídico; Glicemia de Jejum; Urina I;
TGO; TGP;
Eletrocardiograma (ECG); Teste Ergométrico;
Laudo Oftalmologista; Audiometria Tonal; Avaliação Psicológica*;
Carteira de vacina atualizada com: DT – Difteria e tétano; SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola); FA – Febre Amarela; HB – Hepatite B (até 29 anos ou em qualquer idade se desenvolver atividades dentro de estabelecimento de saúde); COVID-19, conforme Decreto Municipal Nº 29.464/2021.
Orientações para Avaliação Psicologica:
Esse tipo de avaliação visa verificar se o candidato apresenta características psicológicas adequadas ao cargo pretendido, como perfil emocional, aptidões cognitivas e comportamentais, muitas vezes utilizando testes padronizados, entrevistas ou dinâmicas específicas.
O procedimento deve seguir as normas e resoluções do Conselho Federal de Psicologia (CFP), como a Resolução CFP nº 09/2018, que regula a avaliação psicológica em contextos diversos, incluindo concursos, e ser adotado por um psicólogo credenciado.