Curso para novos Guardas Municipais terá 900 horas e será aplicado pela corporação

"Eles serão chamados de alunos guardas, e vão ter uma formação diferenciada, terão 7 módulos de instrução, um deles especificamente operacionalização da Guarda Municipal" informou o Secretário de Segurança.

Reprodução/Ilustrativa

A prefeitura deve anunciar nesta sexta-feira (28) a convocação de 60 Guardas Municipais aprovados no último Concurso Público, realizado no ano passado. O anúncio, adiantado pela Rádio Cultura, será feito pelo prefeito Silva e Luna às 9h30. Antes de serem integrados, os novos agentes deverão passar por um curso de formação, organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. O curso terá 900 horas de duração e será aplicado pela própria corporação.

De acordo com o Secretário de Segurança do Municipal, Paulo Tinoco, o curso foi autorizado pela Polícia Federal. “Eles serão chamados de alunos guardas, e vão ter uma formação diferenciada, terão 7 módulos de instrução, um deles especificamente operacionalização da Guarda Municipal, onde teremos várias horas destinadas ao controle de distúrbios civis, emprego de equipamentos letais e não letais, segurança para grande eventos, noção de escolta e proteção para autoridades” explicou.

Segundo ele, o curso terá 30 instrutores, 28 deles são inspetores da GM e guardas. “Foi selecionada uma equipe muito boa, uma equipe de inspetores de área, inspetores e guardas que foram selecionados para conduzir esse treinamento, que terá cerca de 5 ou 6 meses” informou o secretário. “São 30 instrutores, tenho dois instrutores externos, um bombeiro especializado em incêndio e um enfermeiro, que passará instruções de primeiros socorros” explicou. “Tenho pessoal formado em direito, conhecimento jurídico, que também é importante” disse Tinoco.

O curso também terá parcerias com as universidades e com o Corpo de Bombeiros. “Estamos com parceria com a academia, Quartel do Corpo de Bombeiros, Unioeste, Instituto Federal (IFPR), então nossa formação será bem diversificada” concluiu Tinoco. A convocação será realizada hoje e os aprovados terão um prazo para apresentar a documentação. A prefeitura decidiu ampliar as vagas de 50 para 60 já na primeira chamada. Com duração de dois anos, o Concurso deverá ter novas convocações nos próximos meses, informou o Secretário.

 

Sair da versão mobile