Na última segunda-feira (24), no horário nobre da TV Globo, foi ao ar o primeiro trailer da novela Vale Tudo, que estreia no final de março. As cenas, gravadas em Foz do Iguaçu, totalizam mais de um minuto e meio do material de 3 minutos. Exposição que, de acordo com a Ferba, empresa especializada em clipagem, contratada pelo Visit Iguassu, em menos de 24 horas gerou mais de 5,3 milhões de reais em retorno de mídia para a nossa cidade, somando o trailer na TV e as mídias digitais oficiais da Globo que replicaram o material.
A emissora intensificará as divulgações da nova trama das 21h até o dia do primeiro capítulo. O Destino Iguaçu ganha muita visibilidade, com a divulgação em rede nacional, atraindo olhares do Brasil inteiro com as cenas das Cataratas do Iguaçu nos primeiros segundos de VT. O Governo do Estado divulgou a informação de Luiz Gustavo Vilela, que é o secretário-executivo da PrFilm Commission, política pública vinculada à Secretaria da Cultura que tem a missão de atrair e facilitar as atividades do trabalho audiovisual: “Estudos feitos no Rio de Janeiro e em São Paulo sugerem que para cada real investido pelo Estado para atrair essas produções cinematográficas, o retorno em impostos representa em média R$ 7 a R$ 10, respectivamente.”
De acordo com o Artigo da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes: “A terceira notícia, de grande impacto na produção audiovisual, é a de que em 2024, o Ministério da Cultura (MinC) e a Ancine investiram R$ 2,6 bilhões em fomento destinado a mais de 600 produtoras.” O audiovisual é uma das principais ferramentas de promoção e divulgação de um Destino. O remake de uma novela que foi sucesso de audiência já está colocando imagens lindas de Foz do Iguaçu em rede nacional. Esse é o momento ideal para aproveitar o marketing positivo. Como diz Taís Araújo, na personagem da Raquel, uma guia de turismo apaixonada pelo seu trabalho e pelo Destino Iguaçu, “isso aqui é que é VIP, gente!”
O Visit Iguassu teve papel fundamental na viabilização das gravações, apoiando e acompanhando as visitas técnicas dos diretores e equipe de produção, potencializando a divulgação da cidade e fazendo as pontes necessárias entre os associados e órgãos municipais. A gravação durou mais de 15 dias e trouxe para a cidade cerca de 90 pessoas. A produção de um capítulo de novela movimentou a economia da cidade, com muitas locações, contratações de serviços locais, pagamentos de licenças e concessões, tudo de acordo com as normas e regras estabelecidas tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada que comercializou seus espaços, produtos e serviços.
“Promover as potencialidades turísticas do Destino Iguaçu é um dos principais objetivos do Visit Iguassu, que foi acionado no início de 2024 pela RPC e pela equipe de produção da Novela Vale Tudo e desde então acompanhou todo o processo, apoiando as 2 visitas precursoras e ampliando as possibilidades de gravações, que envolveram mais atrativos turísticos associados do que os previstos inicialmente e o apoio das entidades que compõem a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu. A equipe do Visit trabalha focada na geração de oportunidades que geram resultados. Teremos um mês inteiro de oportunidades para aproveitar a mídia espontânea e estamos prontos, com planejamento muito bem estruturado para ampliarmos ao máximo essa divulgação das nossas maravilhas”, comenta Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu.
André Terrengui, gerente geral do Sanma Hotel, hotel associado ao Visit Iguassu e que recebeu as gravações da Novela Vale Tudo, ressaltou a importância da visibilidade: “Foz do Iguaçu estar no primeiro capítulo da novela é realmente muito emblemático. A novela Vale Tudo marcou época nos anos 80 e nós ficamos muito felizes de receber esse remake na cidade. Nós do Sanma ficamos muito orgulhosos por sermos escolhidos para receber essa gravação. Esperamos um resultado muito benéfico por estarmos nesse momento de comemoração dos 60 anos da Rede Globo. A cidade como sede desse primeiro capítulo, com certeza trará muitos olhares para essa região, uma região que merece ser visitada, merece ser conhecida pelo Brasil e pelo mundo todo.”
Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, destacou o reconhecimento que na novela trará ao destino: “É um privilégio ver as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu ganharem destaque em uma produção de grande alcance como o remake de Vale Tudo. Essa visibilidade reforça a grandiosidade do nosso Patrimônio Natural e valoriza a experiência única de conexão com a natureza que oferecemos aos visitantes. A novela não só enaltece a beleza das Cataratas, mas também projeta Foz do Iguaçu para o Brasil e o mundo, despertando ainda mais o desejo de conhecer esse destino extraordinário.”
Informações: Visit Iguassu