O Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (26) os dados sobre Educação coletados no Censo 2022 dos questionários de Amostra. De acordo com o relatório, em Foz do Iguaçu, 3,93% da população não sabe ler nem escrever. O percentual corresponde a 8.949 pessoas, com 15 anos ou mais. Por outro lado, a cidade conta com 96,07% da população alfabetizada, e aparece na posição 728 no Brasil. O Paraná é o sexto colocado entre os estados.
Para o Gerente do IBGE em Foz, Alex Castagnaro, a taxa é alarmante, principalmente se comparado a outras cidades do estado. “Esse dado me deixou um pouco chocado, para um panorama estadual não é um número grande, são 4,3% em todo o Paraná, mas a gente sabe que Foz não tem uma população rural onde isso acontece comumente” alertou. Como comparação, Castagnaro apontou os dados de Cascavel, onde aponta 3,2% da população analfabeta.
O relatório também apontou que a taxa de Alfabetização por Grupo de idades apresenta índices acima de 99% para as idades de 15 a 34 anos. Porém, a partir daí, há uma queda, trazendo valores de aproximadamente 77% para pessoas 75 a 79 anos e 74% para pessoas acima de 80 anos.
No extrato de Sexo conjugado com Cor/Raça, o grupo com maior alfabetização é o de Mulheres Amarelas (de origem do Leste Asiático), com 97,98%, enquanto o menor índice está também entre mulheres, mas as indígenas, que é de 91,04%.
Outro dado que traz um índice que deve ser tratado de maneira séria pelos poderes competentes é a taxa de alfabetização em favelas versus a taxa total do município. O Censo aponta um percentual de 8,35% de analfabetos moradores de favelas, enquanto a taxa de analfabetismo do total do município é de 3,93%.
Em termos gerais, percebeu-se também que as mulheres permanecem mais tempo frequentando escola que homens, além de encontrarmos 41% da população iguaçuense com nível médio incompleto ou menos (Inclui Sem instrução ou Fundamental Incompleto – 26,93% e Fundamental completo e médio incompleto – 14,07%).
Mais informações podem ser encontradas com maiores detalhes na pagina censo2022.ibge.gov.br/Panorama, no banner Educação – Resultados preliminares da amostra, selecionando a localidade Foz do Iguaçu.