Projeto do deputado Matheus Vermelho concede Título de Utilidade Pública ao ICLI

Título permite recebimento de verbas estaduais para projetos de benefício à comunidade, como o “Velejar é Preciso”.

Icli ganha título de Utilidade Pública. Foto: Divulgação assessoria.

Boa notícia para o esporte e turismo iguaçuense. O Projeto de Lei n°720/2024, do Deputado Estadual Matheus Vermelho, que concede o título de Utilidade Pública ao Iate Clube Lago de Itaipu – ICLI, foi aprovado pelos demais pares na Assembleia Legislativa.

A iniciativa de Matheus vai ao encontro dos relevantes serviços prestados pela entidade à Foz do Iguaçu e região lindeira. “O ICLI tem se destacado na realização de grandes eventos esportivos e náuticos, que contribuem para o turismo paranaense. Além disso, possuem o belo Projeto Velejar é Preciso, que insere nossos jovens no esporte”, explica.

O comodoro do ICLI, Evandro Ferreira, celebrou a conquista: “Este projeto de lei vai favorecer muito o esporte com o nosso projeto Velejar é Preciso, no qual atualmente atendemos 165 crianças e iremos estender para 200. São jovens da periferia da cidade, onde lá eles recebem alimentação, transporte, instrução. Essa lei nos ajudará muito, pois será possível captar recursos junto aos órgãos do Governo Estadual para que ajude os jovens do projeto a participar de competições fora da cidade”, pontua.

Atualmente, o ICLI recebe recursos da Itaipu Binacional, mas que não supre toda a demanda: “O recurso banca RH, equipamentos e treinamento das crianças in loco na cidade de Foz”, explica o comodoro.

Porém os alunos destaque nos treinamentos ficam aptos para disputar campeonatos fora da cidade. “Sem essa Utilidade Pública Estadual, não conseguimos pegar verba com a Secretaria de Esportes para que esses jovens disputem competições fora da cidade”, explica.

“Eu, como comodoro, e toda diretoria e sócios agradecemos muito ao Deputado Matheus Vermelho por esse empenho em colocar o ICLI como Utilidade Pública”, finaliza Evandro.

Aprovado pelo Legislativo Paranaense, o projeto agora vai para sanção do Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Jr.

Atenção com Foz do Iguaçu

Com o projeto de Lei, o deputado Matheus Vermelho ratifica seu olhar na valorização das entidades que trabalham em prol dos iguaçuenses. “É o nosso papel como representante do povo: oportunizar aos que somam à nossa comunidade para fazerem ainda mais”, celebra.

“Velejar é Preciso” e o ICLI

O Projeto Velejar é Preciso, organizado pelo Iate Clube Lago de Itaipu, promove o desenvolvimento da vela em Foz do Iguaçu, especialmente para jovens da rede pública. Focado na iniciação, atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, com treinos no contraturno escolar. Os melhores atletas integram a equipe principal e treinam também para competições. O projeto busca formar esportistas, estimular a cultura da vela e inspirar jovens a perseguirem excelência no esporte e na vida.

Administrador do projeto, o ICLI é um clube náutico que desde 1985, promove lazer, diversão, conexão com a natureza e outros projetos sociais que conectam oportunidade e esporte para a nossa sociedade.

Informações: Assessoria

Sair da versão mobile