Os 60 médicos do Programa Mais Médicos, que atuam na Estratégia de Saúde da Família, que funciona nas unidades de básica de saúde de Foz do Iguaçu, vão trabalhar de segunda à sexta-feira, a partir do dia 5 de março. Cinco dias por semana eles atenderão seis horas e num dia eles dobram, ficando 12 horas na unidade básica de saúde. A padronização ocorre após a prefeitura ter notificado os médicos para que cumprissem a carga horária estabelecida em edital.
O dia que os médicos vão dobrar depende do horário de curso complementar que eles são obrigados a frequentar. São oito horas semanais de formação teórica. “Não foi questionado o cumprimento das 36 horas, ocorre que não havia padronização das escalas, o que dificultava o acesso da população e o controle da gestão”, explicou a diretora de Atenção Primária à Saúde, Bárbara Dornelles.
A decisão foi tomada durante reunião com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria Municipal de Saúde e os próprios médicos. O Mais Médicos é um programa custeado pelo Governo Federal, coordenado pelo MEC e MS.
Entenda:
Em Foz, 60 médicos são notificados pelo município para cumprirem carga horária de trabalho