Após notificação, médicos de Saúde da Família terão escala padronizada

Os profissionais vão atender seis horas de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Sáude (UBS), com uma dobra semanal.

Em Foz são 60 médicos do Programa Saúde da Família

Os 60 médicos do Programa Mais Médicos, que atuam na Estratégia de Saúde da Família, que funciona nas unidades de básica de saúde de Foz do Iguaçu, vão trabalhar de segunda à sexta-feira, a partir do dia 5 de março. Cinco dias por semana eles atenderão seis horas e num dia eles dobram, ficando 12 horas na unidade básica de saúde. A padronização ocorre após a prefeitura ter notificado os médicos para que cumprissem a carga horária estabelecida em edital.

O dia que os médicos vão dobrar depende do horário de curso complementar que eles são obrigados a frequentar. São oito horas semanais de formação teórica. “Não foi questionado o cumprimento das 36 horas, ocorre que não havia padronização das escalas, o que dificultava o acesso da população e o controle da gestão”, explicou a diretora de Atenção Primária à Saúde, Bárbara Dornelles.

A decisão foi tomada durante reunião com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria Municipal de Saúde e os próprios médicos. O Mais Médicos é um programa custeado pelo Governo Federal, coordenado pelo MEC e MS.

Entenda:

Em Foz, 60 médicos são notificados pelo município para cumprirem carga horária de trabalho

 

Sair da versão mobile