É falsa a informação de que o Poliambulatório Padre Ítalo, no Porto Meira, irá fechar as portas. A informação foi desmentida pelo Secretário de Saúde do Município, Fábio de Melo. “Isso é falso, inclusive nosso objetivo é ampliar os serviços ali do poliambulatório tendo em vista a necessidade, não só da região sul, mas de toda a população” garantiu Melo.
No entanto, o secretário esclareceu que as equipes de Saúde da Família serão transferidas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ouro Verde, que está localizada a cerca de 1 km do poliambulatório. A mudança é necessária para que seja possível realizar as reformas de ampliação. “Com a saída das equipes, haverá a liberação de estrutura física para que possamos ampliar os outros serviços” explicou o secretário.
Com a mudança, a UBS do Ouro Verde também terá o seu horário de atendimento ampliado. Atualmente, o horário de atendimento é das 8h às 13h, e conta com apenas uma equipe de Saúde da Família. Quando a transferência das equipes do poliambulatório for efetivada, o atendimento irá ocorrer até as 19h, com duas equipes atendendo pela manhã e duas a tarde. “A mudança das equipes só deve ocorrer depois do carnaval” garantiu Fábio.
Ele destaca que as reformas no poliambulatório já iniciaram, mas por enquanto o atendimento segue sem alterações. “O CIS (Centro Integrador de Saúde) já começou fazer a reestruturação, inclusive nas próximas semanas a população já irá perceber que terá movimentação de reformas ali, estamos vendo a melhor data para a mudança das equipes de Saúde da Família para o Ouro Verde, mas enquanto isso todo o atendimento, inclusive da Urgência e Emergência segue sendo feita sem alteração” pontuou.
De acordo com o Secretário, antes das alterações, a população será informada. “Estamos produzindo vídeos institucionais para explicar tudo isso, mas infelizmente com essas fake news, acabou adiantando a informação errada. Então nesta semana vamos divulgar os vídeos de como tudo será feito, inclusive com as datas das mudanças” pontuou Fábio.