De volta às origens: Fartal 2025 deve ser realizada na Avenida JK

"É uma reivindicação antiga da nossa população, que ela voltasse para o seu local de origem, que é ali” informou Dalmont Benites, diretor da Fundação Cultural

FARTAL de 1979 realizada na avenida JK (Foto: PMFI/Reprodução)

A Feira de Artesanato e Alimentos de Foz do Iguaçu (FARTAL) será realizada na Avenida JK, no trecho onde acontece a Ferinha da JK aos domingos. A informação é do Diretor-Superintendente da Fundação Cultural, Dalmont Benites. Segundo o diretor, o objetivo é que a Fartal, que celebra o aniversário de Foz, retorne às suas origens.

Benites informou que a organização da festa deve iniciar logo depois do Carnaval. “Acabando o Carnaval, já vamos entrar com a organização da Fartal” disse ele em entrevista à Rádio Cultura. “Ela volta esse ano para a JK, que é uma reivindicação antiga da nossa população, que ela voltasse para o seu local de origem, que é ali” informou.

Assim como o Carnaval, a disposição da feira será distribuída, além da Avenida JK, pelas ruas adjacentes. “Voltamos para esse nosso espaço de realização de grandes eventos, que abrange a Praça Getúlio Vargas, Calçadão da Rio Branco, Praça da Paz e a JK” finalizou.

FARTAL

A primeira edição da Feira de Artesanato e Alimentos de Foz do Iguaçu foi realizada em 1976, com a organização da comunidade. Uma das fundadoras foi a saudosa professora Anamaria Teigão, que recentemente foi homenageada com a Estação Cultural do Artesão, na Praça Getúlio Vargas, que recebeu seu nome.

De acordo com Teigão, com apoio da Itaipu, a Fartal foi imaginada com dois objetivos: comemorar o aniversário da cidade e mostrar o talento dos artesãos. A feira teve suas primeiras edições realizadas na Avenida JK e era bastante diversificada, contando com a participação de toda a cidade. Mais tarde, o evento passou a ser realizado no espaço onde está localizado o CTG Charrua.

Porém, na última edição, realizada em 2023, ela aconteceu no Gramadão da Vila A. Em outras duas ocasiões, a feira não foi realizada. A primeira em 2022, durante a Pandemia da Covid-19, e em 2024, quando o então prefeito Chico Brasileiro decidiu doar os recursos que seriam investidos na feira para o Rio Grande do Sul, que sofria com as enchentes.

Sair da versão mobile