O novo delegado-chefe da Delegacia da Polícia Federal, Jackson Roberto Barros Cerqueira Filho, afirmou que seu principal desafio é intensificar combate ao crime organizado na fronteira, com o estrangulamento financeiros destaes grupos criminosos, e fomentar operações de grande porte na região.
Para isso o titular, que assumiu recentemente o posto, disse que foram criados novos grupos de investigação e fortalecidos os que já existentes para que inquéritos mais elaborados possam ser realizados. Segundo ele, a delegacia conta com pessoal em número suficiente.
Atualmente a Delegacia de Foz atua em pouco mais de mil inquéritos policiais, a maior parte deles relacionadas ao contrabando e descaminho. Esses casos são mais simples e boa parte dos investigados já foram autuados pela PF. “Uma das nossas metas é reduzir o número de inquéritos para podermos deflagrar mais operações e nos dedicarmos aos casos mais complexos”, explicou Cerqueira Filho.
Novo delegado
O novo chefe da maior delegacia da PF no país graduou-se em direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz em 2002 e atuou como profissional liberal até 2004, quando iniciou sua carreira como analista judiciário no TRE/BA. Ingressou nos quadros da Polícia Federal em 2008, sendo delegado lotado na Delegacia em Foz do Iguaçu até 2019, onde exerceu o cargo de chefe do grupo de repressão à corrupção e aos crimes financeiros. Posteriormente, exerceu a chefia do setor de inteligência policial na Superintendência Regional de Sergipe, entre 2019 a 2021, e foi Delegado Regional de Polícia Judiciária na Superintendência Regional da Bahia, entre 2021 a 2022. Desde 2023 respondia pela chefia da Delegacia da PF em Cascavel/PR, quando foi convidado para assumir a Delegacia em Foz do Iguaçu.
Com informações da Polícia Federal