O acordo veio após nova reunião entre representantes do setor de turismo de Foz do Iguaçu e Porto Iguaçu. O Prefeito da cidade de Puerto Iguazú, Claudio Raúl Filippa, por meio de documento oficial, emitido em dezembro do ano passado, comunicou que tornaria ineficaz o Convênio Bilateral de Transporte Receptor entre os Municípios de Puerto Iguazú e Foz de Iguaçu , com base na legislação vigente da Portaria Municipal 74/84 de 1984 sobre empresas de viagens e turismo.
Após a intervenção dos secretários de Turismo de ambas as cidades, Jin Bruno Petrycoski de Foz do Iguaçu e Leopoldo Lucas de Porto Iguaçu, foram estabelecidas novas diretrizes que regerão a operação a partir dessa terça-feira (18).
Principais pontos do acordo:
- Será possível continuar operando nas mesmas condições vigentes até agora.
- A Ordem de Serviço deve ser detalhada, contendo o número exato de passageiros e seus nomes ou uma lista com os dados completos dos passageiros transportados.
- Veículos brasileiros (a serviço de empresas brasileiras ou argentinas) podem buscar passageiros em território argentino desde que tenham toda a documentação exigida. Da mesma forma, veículos argentinos poderão fazer o mesmo em hotéis de Foz do Iguaçu.
- Controles rigorosos serão implementados para garantir a conformidade com os regulamentos estabelecidos. Veículos que não apresentarem a documentação necessária serão multados e apreendidos dependendo da infração.
De acordo com representantes do setor, o esforço para alcançar esta solução beneficiou o turismo como um todo. “Espera-se que cada empresa aja com responsabilidade e seriedade na operação de seus serviços para garantir um funcionamento eficiente e ordenado”.