Um novo hospital poderá ser construído em Foz do Iguaçu. Com investimento do estado, o objetivo da unidade é atender a 9ª Regional de Saúde. A informação foi confirmada pelo Governador Ratinho Junior em entrevista para a Rádio Cultura. De acordo com Ratinho, o terreno onde deve ser instalado o hospital vem sendo discutido com a prefeitura e o anúncio deve ser feito nos próximos dias.
O novo hospital vem sendo pleiteado pela prefeitura para desafogar os atendimentos no Hospital Municipal. “Já fizemos reunião com o Secretário de Saúde Beto Preto, o prefeito General Silva e Luna, estamos definindo o terreno, a ideia é contratar o projeto e fazer esse anúncio oficial de um hospital novo aqui pra Foz do Iguaçu que vai atender a região” confirmou o governador.
A informação já havia sido adiantada pelo Secretário de Saúde de Foz do Iguaçu, Fábio de Melo. Segundo o Secretário, a cidade precisa de uma nova unidade urgente. “Foz do Iguaçu precisa pensar para a além do Hospital Municipal, precisamos rever qual é a missão desse hospital, precisamos conquistar outras portas de referência, então temos um pleito junto ao governo do estado para conquistarmos um hospital que seja realmente regional” disse Melo.
Melo destaca o déficit de leitos que existe na região, sobrecarregando as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). “Porque que fica tanta gente esperando na UPA, não só em Foz, mas em toda a região? É porque não temos uma cama disponível para colocar esse paciente dentro do Hospital. Fazer com que o Hospital Municipal absorva tudo isso é dizer que o hospital faz tudo e não é especialista em nada, então precisamos definir a missão do Hospital Municipal” comentou o secretário.
Ver essa foto no Instagram
Hospital Universitário
Além da possível construção da nova unidade, o Hospital Municipal deverá ser transformado em Hospital Universitário, passando a ser gerido pela Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). O processo já estava em andamento na gestão do ex-prefeito Chico Brasileiro e foi retomado pelo prefeito Silva e Luna, que confirmou a informação para a Rádio Cultura.
“Nós atendemos uma área que não é nem estadual, nem municipal, é nacional porque é tríplice fronteira e alguém tem que pagar essa conta” analisou o prefeito. “Sobre a federalização, Foz do Iguaçu entrou com esse pedido mas não avançou, e saiu da pauta, agora retomamos o assunto, já organizamos a organização e vamos retomar a federalização do Hospital” informou o General.
Antes da federalização, é necessário regulamentar o terreno onde está construído o Hospital Municipal, que ocupa um espaço que pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O município vem negociando com o Governo Federal para disponibilizar outra área para o INSS. “Esse processo está feito, o INSS já escolheu outro terreno, agora só fazer a parte de documentação” informou o General.
Ver essa foto no Instagram