Com grande impacto para o trânsito de Foz do Iguaçu, as obras na BR-469, principal corredor turístico da cidade, não devem ser concluídas em 2025. De acordo com o Diretor do Departamento de Estrada de Rodagem (DER/PR), Fernando Furiatti, a previsão de entrega da obra na Rodovia das Cataratas é apenas para junho de 2026.
A duplicação iniciada em setembro de 2022, e tinha previsão de entrega em de 18 meses, ou seja, deveria ter sido finalizada no início de 2024. Porém, houve uma série de atrasos. Segundo Furiatti, o projeto precisou ser readequado durante a execução porque não foi possível desapropriar alguns terrenos.
“Tiveram alguns problemas de desapropriação, e foi necessário fazer algumas alterações no projeto, principalmente no acesso ao aeroporto, porque tinha algumas áreas que não conseguimos desapropriar” informou. Além disso, o projeto precisou ser readequado para incluir o acesso ao Museu Pompidou.
Estado busca agilização
O Secretário de Infraestrutura e Logística do estado, Sandro Alex, informou que está articulando com a empresa uma agilização em outros trechos para analisar a possibilidade de entrega antes de 2026. Segundo ele, uma reunião com O consórcio formado pela Dalba Engenharia Ltda e Comércio Bandeirantes Ltda, para negociar uma aceleração nas obras.
O secretário diz que vai trabalhar para que a entrega ocorra ainda em 2025. “Vou ter uma reunião com a empresa na semana que vem pedindo celeridade, vamos exigir que ela seja mais rápida” disse ele. Segundo o secretário, mesmo com os problemas no projeto, é possível agilizar a obra em outros trechos.
“Eu sei que tem problema com as desapropriações, tem autorizações com o governo federal, tem a área do aeroporto que tem uma discussão de projeto, mas dá pra acelerar o resto e eu vou pedir exatamente isso, que a gente possa acelerar” destacou. “Eu quero terminar em 2025, se faltar, vai faltar muito pouco” garantiu.
Último relatório
De acordo com o último relatório, emitido no final de janeiro, as obras chegaram a pouco mais de 42% de execução nos 8,7 quilômetros de extensão. O projeto é fruto de uma parceria entre Itaipu Binacional, governo federal e Governo do Paraná, com administração da Secretaria de Infraestrutura e Logística e fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. O investimento total é de 129 milhões 663 mil reais.