A partir desse sábado (15), o Mercado Público Barrageiro terá banca de hortifruti

Box de agroecológicos e a Casa da Colônia, restaurante com comida caseira, serão abertos pela Associação dos Produtores Rurais Familiar de Foz (Aproffoz).

Box da Aproffoz vai fortalecer a agricultura familiar. Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Moradores e turistas de Foz do Iguaçu que visitarem o Mercado Público Barrageiro a partir do próximo sábado (15) vão encontrar mais uma grande novidade. Frutas, verduras e legumes estarão entre os produtos comercializados pelo box de agroecológicos da Associação dos Produtores Rurais Familiar de Foz (Aproffoz).

A abertura da nova banca integra o grupo de boxes sociais do mercado destinados a associações e cooperativas, reafirmando o compromisso da Itaipu Binacional e do Itaipu Parquetec com o fortalecimento da agricultura familiar e pequenos produtores e ao atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2) e Trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).

Segundo a representante da Aproffoz no Mercado Público, Luci Andreghetti, o objetivo é de que o espaço seja uma vitrine da agricultura familiar. “Somos uma associação sem fins lucrativos, com mais de 200 famílias de Foz e municípios da região envolvidas, e queremos aproveitar essa oportunidade para que mais pessoas se alimentem e conheçam a qualidade dos produtos. A finalidade desse espaço é muito social e bacana, porque abre portas para os pequenos produtores e ao fortalecimento da produção”, afirmou.

De acordo com Luci, o box contará com uma grande variedade de hortifrutis: folhosas, temperos, condimentos e até mudinhas de tempero em vasinhos. “As frutas também estarão presentes, sempre priorizando a agricultura familiar. Nosso objetivo é oferecer um leque amplo de produtos, entre os de época e sazonais, juntamente com outros itens que ajudam a viabilizar a banca e atrair o consumidor”, explica a representante da associação.

Casa da Colônia

A Aproffoz também abrirá a Casa da Colônia, um pequeno restaurante, com um cardápio simples, mas muito saboroso. “Teremos um prato principal por dia no buffet, sempre no estilo caseiro, com acompanhamentos variados, saladas frescas e sobremesa. Por meio da Casa da Colônia, buscamos oferecer qualidade e sabor com preço acessível, para que mais pessoas tenham acesso a uma alimentação saudável”, destacou. O cardápio de estreia da Casa da Colônia no almoço de sábado (15) será feijoada.

Entre as bebidas comercializadas, o destaque será para as suqueiras, com dois sabores de suco todos os dias, preferencialmente de frutas da época. “A ideia é valorizar a produção local, porque os produtores colhem as frutas e, em pequenas agroindústrias, transformam em polpa. Assim, conseguimos aproveitar melhor os ingredientes e oferecer sucos naturais para os consumidores”, disse Luci.

Mercado Público Barrageiro

Inaugurado em novembro de 2024, com investimentos da Itaipu Binacional e gestão do Itaipu Parquetec, o Mercado Público Barrageiro conta com 4,7 mil metros quadrados de área construída. Ao todo são 55 boxes, sendo 12 deles sociais. Aberto de terça a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 9h às 22h, o espaço conta com café, restaurante, pizzaria, pastelaria, doces e sobremesas, cervejaria, lojas especializadas, artesanatos, cooperativas e agora com a sessão de hortifruti. Apresentações artísticas, como musicais, contação de história e oficinas culturais, que acontecem de quinta a domingo. O Circuito Cultural irá garantir a contratação de artistas de peso nacional e a realização dos grandes eventos abertos para toda a cidade, por um período de três anos.

 

Sair da versão mobile