O ex-policial penal Jorge Guaranho foi condenado a 20 anos de prisão, em regime fechado, pelo assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda. O Tribunal do Júri acatou a tese da acusação de homicídio duplamente qualificado: por motivo fútil e perigo comum.
A juíza Mychelle Pacheco Cintra Stadler, da 1ª Vara Privativa do Tribunal do Júri da capital, ao ler a sentença, determinou a prisão imediata de Guaranho. “A juíza deixou ao encargo do Depen a definição do local para onde ele será levado, mas acreditamos que deve voltar para o Complexo Médico Penal”, esclareceu o assistente de acusação, advogado Rogério Botelho. Desde setembro Guaranho estava em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.
O julgamento iniciou na terça-feira, dia 11, em Curitiba, e a defesa sustentou a tese de legítima defesa, que não foi acatada pelos sete integrantes do corpo de sentença. Os jurados, quatro mulheres e três homens, demoraram cerca de 30 minutos para chegar ao veredito, cabendo à juíza que presidiu o julgamento o cálculo da pena. Cabe recurso da decisão.
Crime – Marcelo Arruda foi preso em sua festa de aniversário de 50 anos, em julho de 2022. A festa tinha como tema o PT, partido do qual era tesoureiro em Foz, e o presidente Lula.
O ex-policial penal foi ao local da festa duas vezes naquela noite. Num primeiro momento chegou a discutir com a vítima, mas, como estava com a esposa e filho dentro do carro, deixou a associação sem maiores confrontos.
Minutos depois, Guaranho voltou à comemoração e já saiu do carro empunhando um revólver na direção do salão, onde estavam dezenas de pessoas, incluindo algumas crianças. A companheira de Marcelo, Pâmela Suellen Silva, tentou impedir a entrada de Guaranho, mostrando o distintivo de policial.
Guaranho invadiu a festa disparando contra Marcelo, mesmo depois de ele estar caído, atingido por diversos disparos. Revidando os tiros, Marcelo também atingiu o condenado diversas vezes.
Marcelo ainda foi levado com vida ao Hospital Municipal, onde faleceu pouco tempo depois.
Por Natália Peres