A Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu realizou, na manhã de quinta-feira (13), a solenidade de posse do seu novo delegado-chefe, DPF Jackson Roberto Barros Cerqueira Filho.
Formado em direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, em 2002, atuou como profissional liberal até 2004, quando iniciou sua carreira como analista judiciário no TRE/BA. Ingressou nos quadros da Polícia Federal em 2008, sendo delegado lotado em Foz do Iguaçu até 2019, onde exerceu o cargo de chefe do grupo de repressão à corrupção e aos crimes financeiros.
Posteriormente, exerceu a chefia do setor de inteligência policial na Superintendência Regional de Sergipe, entre 2019 a 2021, e foi Delegado Regional de Polícia Judiciária na Superintendência Regional da Bahia, entre 2021 a 2022. Desde 2023 respondia pela chefia da Delegacia da PF em Cascavel/PR, quando foi convidado para assumir a Delegacia em Foz do Iguaçu.
A cerimônia de posse, que ocorreu no auditório da própria delegacia, contou com a presença do Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, DPF Rivaldo Venâncio, representantes dos poderes executivo municipal e judiciário federal e estadual, coordenador do MPF, integrantes das forças de segurança da região da Tríplice Fronteira, comandantes das forças militares da região, entidades públicas, representantes da sociedade civil organizada, além do efetivo da própria delegacia e policiais das delegacias da PF de Cascavel/PR e Guaíra/PR.
Durante seu discurso, Jackson agradeceu a confiança dada para este novo desafio e firmou alguns compromissos que nortearão sua gestão, como a criação de mais grupos especializados de investigação e o fortalecimento dos já existentes, a intensificação do combate ao crime organizado transfronteiriço, o aperfeiçoamento dos serviços de polícia administrativa e a ampliação da integração da PF com as forças de segurança e com os órgãos parceiros.