Passageiro de ônibus é flagrado transportando 276 unidades de cigarros eletrônicos

Levantamento da PRF mostra que em 2024 foram apreendidas 525 mil unidades do produto; aumento de 250% em relação à 2023.

Na tarde dessa segunda-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 276 unidades de cigarros eletrônicos na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu. O material foi encontrado durante fiscalização a ônibus de transporte de passageiros, em frente ao posto da PRF. Os dispositivos eletrônicos para fumar estavam na bagagem de um homem de 24 anos, que também transportava um telefone celular. Ele foi encaminhado, junto com a mercadoria apreendida, à Receita Federal para os procedimentos legais.

Aumento nas apreensões

Dados da PRF mostram um salto nas apreensões de DEFs no Paraná, com um aumento que ultrapassa os 250%. Foram mais de 525 mil  unidades do produto sendo contrabandeadas para o Brasil. O possível aumento de demanda da população pelo produto fez a PRF localizar grandes cargas, com milhares de unidades, sendo transportadas em veículos de grande porte, burlando o pagamento de tributos e levando risco à saúde da população brasileira.

Esses dispositivos têm sua comercialização, importação e distribuição proibidas no Brasil, sendo classificados como contrabando quando localizados dentro dessas atividades. As substâncias usadas nos DEFs apresentam diversos riscos para a saúde, além de grandes doses de aditivos químicos e nicotina. A falta de controle de órgãos de saúde aumenta o risco para os usuários, que não contam com nenhuma garantia sobre a qualidade do produto que consomem.

Sair da versão mobile