Na noite desse domingo (09), três brasileiros foram flagrados transportando 26,810 kg maconha em um táxi paraguaio. A abordagem ocorreu na Aduana da Ponte Internacional da Amizade. A ação foi realizada pela Receita Federal e pela Polícia Federal.
Entre os detidos, estava uma adolescente grávida, de 17 anos, companheira de um dos presos. Os outros dois eram jovens também, ambos com 19 anos. Por ser menor de idade, a menina foi encaminhada para a Polícia Civil, conforme indica o protocolo. Os outros dois suspeitos e a substância ilícita foram levados para a Polícia Federal, para responderem por tráfico internacional de drogas.
A ocorrência reforça uma preocupação já existente com o crescente envolvimento de jovens no tráfico e em outros crimes, como contrabando e descaminho. A Receita Federal informa que, apenas no último mês, foram registrados 15 casos envolvendo menores nas operações de combate ao tráfico na região de fronteira.
“A situação ainda evidencia o uso de adolescentes para a realização de atividades ilícitas na Ponte Internacional da Amizade, uma nova estratégia adotada pelo crime organizado na área e um novo obstáculo para as forças de segurança”, destacou a Receita Federal.