Equipes da Prefeitura e da Copel ainda estão atuando para resolver os problemas ocasionados pelo temporal que atingiu a Foz do Iguaçu no sábado (08).
As rajadas de vento chegaram a 96 km/h e derrubaram 30 árvores. A Copel informou que 14 mil residências ficaram sem energia elétrica. Ainda nesta manhã, 1.600 residências ainda aguardavam o restabelecimento da energia.
Mais de 150 eletricistas e técnicos da Copel estão atuando para atender a 296 serviços na rede de energia, causados pelo temporal que atingiu municípios da região Oeste e Sudoeste.
A todo, cerca de 2,7 mil clientes estão com o fornecimento de energia interrompido, especialmente em áreas com acesso mais difícil ou onde há grande extensão de estragos da rede.
Segurança
A Copel reforça a orientação de alerta em situação de temporais. É necessário manter distância de locais onde haja cabos rompidos e postes quebrados.
A falta de luz pode ser registrada pelos canais digitais da Companhia, inclusive pelo Whatsapp (41) 3013 8973.
Sem internet é possível enviar mensagem de texto (SMS) com as letras SL e o número da unidade consumidora, para o número 28593. Falta de energia e situações de risco podem ser comunicadas pelo 0800 52 00 116.
Os locais mais afetados foram a região Central, Parque Morumbi, Jardim Europa e o Portal da Foz.
Defesa Civil
Na manhã deste domingo, o prefeito General Silva e Luna foi até às áreas afetadas para acompanhar o trabalho das equipes, que atuam para resolver a situação o mais rapidamente possível.
“Estamos trabalhando com toda a presteza para resolver as consequências. É comum que isso aconteça no período de calor, mas temos que ter um grupo forte, envolvendo a Defesa Civil, secretarias de Segurança e Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Copel, para encontrar a melhor solução”, afirmou o prefeito.
Além das quedas de árvores, o temporal causou ainda o destelhamento total de um prédio de três andares na Avenida Mário Filho; danos no muro e grades do Cmei Bárbara Januária, no Morumbi; danos na cobertura de cinco residências; e cerca de 10 postes foram quebrados na Avenida Alemanha.
Ações
Equipes da concessionária responsável pela limpeza das vias públicas e do Corpo de Bombeiros, com apoio da Copel, atuam para a desobstrução das vias.
A Guarda Municipal, com apoio de moradores, retirou a cobertura do prédio das duas pistas da Avenida Mário Filho, para liberação do trânsito. Foram entregues lonas plásticas para as residências que tiveram danos na cobertura.
Não houve vítimas ou desabrigados.