Marinha apreende 19 embarcações irregulares no Rio Paraná e notifica mais de 130

Abel da Banca/Divulgação

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) divulgou um balanço parcial da Operação Navegue Seguro, que está em vigor desde 15 de dezembro de 2024.

Até agora, a CFRP e a Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra) realizaram inspeções em mais de 1.900 embarcações, das quais 132 foram notificadas e 19 apreendidas devido a infrações graves à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lesta).

A Inspeção Naval configura-se por abordagem a uma embarcação por uma equipe da Marinha do Brasil, com o objetivo de fiscalizar seu estado de conservação, dotação de itens de segurança e documentação, tanto do barco quanto do condutor.

Destaca-se, ainda, a verificação do uso de colete salva-vidas, obrigatório na Área de Jurisdição desta Capitania e sua Delegacia subordinada, que abrange 310 municípios.

As irregularidades mais comuns verificadas no período em destaque foram: falta de inscrição da embarcação, falta de material de salvatagem, lotação excedida e documentos vencidos. A Operação Navegue Seguro prosseguirá até o dia 06 de março de 2025.

Fotos: Abel da Banca

Conhecida anteriormente como Operação Verão, a iniciativa tem como propósito conscientizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a necessidade de se respeitar as normas de segurança da navegação e adotar práticas de preservação ambiental em atividades fluviais.

A presença de militares oriundos da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra) nos rios e lagos do oeste paranaense (especialmente no lago de Itaipu, rios Paraná e Iguaçu), com o apoio de militares da Marinha do Brasil (MB) destacados de outras organizações militares do país, é intensificada durante todo o verão.

 

 

Sair da versão mobile