Workshop destaca projetos inovadores de tecnologia do Itaipu Parquetec e da Itaipu Binacional

Evento online destacou 11 projetos desenvolvidos em 2024 no convênio "Centro de Tecnologias Aplicadas e IoT"

Divulgação/Assessoria

Os avanços e os resultados alcançados durante o desenvolvimento do convênio Centro de Tecnologias Aplicadas e IoT – Fase III em 2024 foram apresentados recentemente pelo Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional em um workshop online que reuniu 159 participantes. Além dos profissionais envolvidos nas iniciativas, participaram o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo; o diretor técnico, Alexandre Leite, e o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha.

Durante o evento, foram compartilhados resultados de 11 projetos vinculados ao convênio, frutos de parceria entre a Superintendência de Informática da Itaipu e o Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec.  O workshop também abordou a gestão do convênio e reforçou sua importância para a geração de novas oportunidades de negócios e bem-estar social.

Entre as iniciativas apresentadas estava o Solmáforo, uma proposta inovadora para monitorar as condições ambientais em tempo real. Funcionando como um “semáforo ambiental”, o equipamento exibe informações como umidade do ar, temperatura, radiação ultravioleta e nível de dióxido de carbono. Um exemplar estava em demonstração durante o evento do G20, em novembro de 2024.

Outro projeto destacado foi o Nível Digital, que tem como propósito o desenvolvimento de uma Prova de Conceito (POC) para obter leituras automatizadas de réguas limnimétricas – instrumentos utilizados na medição do nível da água – por meio de visão computacional, além do monitoramento de estações hidrológicas instaladas nas margens de rios, lagos e barragens. Entre os benefícios estão a otimização e automação no processo de coleta de medições e o monitoramento remoto de estações hidrológicas em tempo real.

O aprimoramento do Sistema de Monitoramento de Peixes do Canal da Piracema da Itaipu também foi uma das iniciativas desenvolvidas no convênio. Essencial para a biodiversidade, o Canal da Piracema possui cerca de 10 km, combinando trechos naturais e artificiais para facilitar a migração reprodutiva dos peixes. Como resultado dos trabalhos, o sistema de monitoramento foi completamente remodelado, proporcionando maior eficiência e confiabilidade no acompanhamento do canal, além da inclusão de novos indicadores e otimização da operação e manutenção do sistema.

Outro projeto do convênio aborda a ressignificação de aparelhos TV Box. Diante da crescente apreensão desses dispositivos pela Receita Federal, a iniciativa busca desenvolver uma prova de conceito para demonstrar diferentes aplicações desses aparelhos. Por meio da substituição dos sistemas operacionais irregulares por plataformas legítimas, o projeto explora alternativas em educação, inclusão digital e IoT, contribuindo para a redução do descarte eletrônico e o fomento à pesquisa tecnológica.

A 21ª edição do Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), também está englobada no convênio. O evento reuniu 3.939 participantes, entre usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes do setor público e privado, para promover debates e troca de conhecimentos sobre tecnologias abertas, suas evoluções e aplicações práticas. Os participantes puderam acompanhar, durante três dias, 185 palestras.

Reconhecimento e evolução

Na abertura do workshop, o diretor técnico do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, destacou a trajetória de sucesso e a relevância do projeto. “O fato de o projeto estar na terceira fase demonstra seu sucesso e excelência, evidenciados por um histórico sólido de entregas”, disse. Alexandre também destacou que essa evolução amplia tanto os desafios quanto a responsabilidade, reforçando a necessidade de melhoria contínua ao longo dos anos.

O diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, destacou o orgulho da instituição em relação ao modelo e à implementação do projeto, que representa um grande exemplo da parceria entre a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec. “A gente prova que é possível avançar em termos de processo. Esse é um convênio que permite trazer novidades, implementar novas tecnologias, gerando benefícios tanto para a Itaipu e o Itaipu Parquetec, quanto para a sociedade”, afirmou.

Sair da versão mobile