Raio atinge pousada e causa princípio de incêndio na Avenida dos Imigrantes

Reprodução/Redes Sociais

Um raio atingiu uma pousada no início da tarde deste sábado (25) em Foz do Iguaçu. A descarga elétrica causou um princípio de incêndio. O fato aconteceu na Rua dos Imigrantes, no Jardim Social. O fogo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.

Além do princípio de incêndio, o raio também quebrou a calçada. De acordo com a proprietária da pousada, Dona Angela Berlanda, a descarga atingiu o coqueiro, desceu, seguiu pela calçada e foi para a piscina, deixando um rastro de destruição. “Foi um estrago geral e assustador” lamentou Angela.

 

Segundo o Simepar, a chuva deve ocorrer durante toda a tarde. Não há previsão de chuva para domingo (26) em Foz. No entanto, a parti de segunda (27) a chuva deve reiniciar.

Orientações em casos de raios 

As orientações durante tempestades de raios,é são para buscar opções mais seguras de abrigo, como veículo não conversível, com portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria. Em moradias ou prédios, deve-se manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, assim como de portas e janelas metálicas.

Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.

A Defesa Civil orienta que, Se a pessoa estiver em qualquer área aberta durante uma tempestade, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, deve sair imediatamente do local.

Ao aviso de tempestade ou ao escutar trovões, a orientação é se abrigar imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos e evitando árvores ou coberturas metálicas frágeis. Além disso, a recomendação é desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas; e não utilizar aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.

A orientação é manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água; afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; não soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas; evitar dirigir e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.

Sair da versão mobile