Ministro da Justiça prorroga atuação da Força Nacional em Foz do Iguaçu

José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou, nesta sexta-feira (24), a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança em Foz do Iguaçu por 90 dias. As operações apoiarão o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof) e vão intensificar o enfrentamento aos crimes transnacionais na região e contribuir com a preservação da ordem pública no Paraná.

A Força Nacional, que está presente na região desde janeiro de 2023, terá seu trabalho estendido até 14 de maio de 2025. Essa atuação planejada e temporária tem como foco principal o reforço das atividades de segurança pública em uma área estratégica do País, marcada pela elevada incidência de crimes transnacionais, como tráfico de drogas, contrabando e lavagem de dinheiro.

A operação conta com apoio logístico do Ciof, que fornece toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades. As equipes envolvidas na operação desempenham ações de Polícia Judiciária, responsável pela investigação e coleta de provas para combater organizações criminosas. Elas também atual como Polícia Técnico-Científica ao desempenharem funções de perícias e de análises essenciais para a elucidação de crimes.

A presença da Força Nacional busca não apenas reprimir atividades ilícitas, mas também levar maior sensação de segurança à população local e fortalecer o trabalho das instituições que atuam na área de fronteira.

Sair da versão mobile