A Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para ampliar as vagas do curso de Medicina em Foz do Iguaçu. A partir desta autorização, a universidade poderá oferecer 100 vagas por ano. Atualmente o curso disponibiliza 60 vagas por ano. A informação é da Coordenadora do Curso, Tatiana Souza Alves.
De acordo com ela, a expectativa é de que a universidade passa a oferecer as novas vagas a partir de 2026. “Estas 100 vagas estão autorizadas, mas precisamos estruturar o curso para que possamos receber os novos alunos” disse ela. O objetivo é fazer duas turmas por ano, sendo 50 vagas no início do ano e mais 50 no segundo semestre.
“100 alunos ao mesmo tempo, no momento, não temos onde alocar esses alunos” informou. Para poder abrir duas turmas, também será necessário mudar o Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC). Tatiana também salientou que neste momento há um déficit de professores.
“Nosso corpo docente também tem uma deficiência, quando veio o curso de medicina foi pactuado que seriam 60 professores, atualmente estamos com 41, então estamos tendo que se desdobrar, os mesmos professores dão aula e vários períodos diferentes” disse.