As obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu foram entregues na tarde desta terça-feira (21). Com investimentos de R$ 350 milhões, o empreendimento, parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), vai alavancar ainda mais o turismo e os negócios na região.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da cerimônia de entrega ao lado de autoridades locais e representantes da CCR Airports, concessionária responsável pelo aeroporto. Durante o período das obras, cerca de mil empregos foram gerados na região.
Segundo Silvio Costa Filho, a reforma do terminal é estratégica para o desenvolvimento da região, e o governo pretende transformar o aeroporto de Foz em um dos principais hubs aeroportuários do Brasil. “Esse investimento amplia a capacidade do aeroporto para receber 4 milhões de passageiros, e esperamos que, nos próximos cinco anos, possamos aumentar ainda mais essa capacidade, acompanhando o crescimento do turismo na região.”
A requalificação do aeroporto incluiu a ampliação do terminal de passageiros para 5 mil m², uma nova área de check-in com mais de 30 balcões e esteira de bagagens automatizada, uma sala de embarque internacional conectada às aeronaves por pontes de embarque, e a ampliação da sala de embarque doméstico em 700 m².
Agora, o aeroporto conta também com três novos pátios com capacidade para até 13 aeronaves da categoria Charlie, as principais utilizadas na aviação, além de três terminais de cargas domésticas, que serão geridos por companhias aéreas. Foram implantadas novas áreas de escape (RESAs), recuperada a pista de taxiamento (Taxiway), criada uma nova pista de taxiamento F e construída uma bacia de contenção.
A CCR Aeroportos ainda vai homologar a ampliação, de 600 metros, da pista de pouso e decolagem do aeroporto, que conta com uma extensão de 2.800 metros, a segunda maior do Sul do Brasil, atrás apenas do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre. De acordo com o ministro, o processo junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá ser finalizado até 30 dias, com investimento de R$ 20 milhões.
O ministro destacou os investimentos da iniciativa privada no fortalecimento da economia brasileira, incluindo o setor de aviação civil. Ele também mencionou que é uma diretriz do presidente Lula ampliar os voos internacionais para estimular a economia local e nacional, além de reforçar os investimentos no setor portuário. “Contem conosco, governador Ratinho, pois vamos trabalhar muito pelo desenvolvimento do estado, com investimentos na aviação e no setor portuário. Recentemente, encaminhamos ao Tribunal de Contas da União (TCU) a primeira concessão de um canal de acesso ao porto, que será aqui no Paraná e trará grandes ganhos para o estado.”
Silvio Costa Filho também abordou a pauta da sustentabilidade e da economia verde, destacando como o Brasil está no centro da agenda ambiental mundial. “O SAF, novo combustível da aviação, é, sem dúvida, uma grande janela de oportunidade para o país. Até 2027, 1% da aviação brasileira deve usar o SAF e, até 2050, esse percentual será de 10%. Isso está alinhado com a pauta da sustentabilidade e da economia verde. Não tenho dúvidas de que o Brasil se posiciona como um ator importante nesse cenário.”
Ampliação e investimentos
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu opera voos diários regulares para os principais aeroportos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília. Além disso, conta com voos semanais regulares para Santiago do Chile. Durante a temporada de verão, oferece voos diretos sazonais para destinos como Recife, Maceió, Florianópolis e Belo Horizonte, chegando a operar 27 voos diários na alta temporada. Em 2024, o aeroporto ultrapassou a marca de 2 milhões de passageiros.
O governador do estado, Ratinho Júnior, comemorou os investimentos no aeroporto e as obras de extensão da pista, que visam atrair mais voos e, consequentemente, mais visitantes para Foz do Iguaçu, um destino de grande importância e potencial turístico para o Brasil. “Já recebemos o interesse de várias empresas internacionais de aviação, que querem operar aqui, porque reconhecem o potencial do nosso estado para o turismo de negócios, de natureza e de lazer, agora com uma infraestrutura adequada para receber essas aeronaves. Foz do Iguaçu vive seu melhor momento. É um dia maravilhoso para nós. Obrigado, ministro.”
Ratinho Júnior também celebrou a instalação de uma unidade do Centre Georges Pompidou, de Paris, um dos museus mais importantes e inovadores do mundo, em Foz do Iguaçu. “Isso colocará Foz do Iguaçu em outro patamar. A beleza do projeto só perde para as Cataratas do Iguaçu.”
A instalação será construída em um terreno de 24 mil metros quadrados cedido pela CCR Airports. A previsão inicial do governo do Paraná é que o Museu Pompidou seja inaugurado no próximo ano.
Para o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, um aeroporto com a estrutura e o porte do de Foz do Iguaçu representa um ganho para a população local, os visitantes e a economia do país. “É gratificante ver esse novo aeroporto recebendo passageiros e ajudando a fomentar a economia do Paraná e do Brasil. Tenho acompanhado o trabalho e a liderança do ministro Silvio Costa Filho ao lado do presidente Lula e todo o investimento que têm feito na infraestrutura aeroportuária, portuária e de hidrovias no país” conclui.