O governador Carlos Massa Ratinho Junior participa nesta terça-feira (21) da entrega das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, na região Oeste. O investimento da CCR, concessionária que administra o terminal, foi de R$ 350 milhões. Com isso, a capacidade operacional do aeroporto vai aumentar. Além do governador, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também participa do evento.
As novidades são a expansão da área interna com salas VIP, novos restaurantes, lojas, três pátios, check-in ampliado e esteira automatizada para bagagens. “Fizemos a ampliação do terminal de passageiros em mais de 5 mil m², a reforma de 15 mil m², nova área de check-in, que tem mais de 30 balcões, esteira automatizada” expôs o Gerente de Aeroportos Wander Melo Junior.
Além disso, foi construída uma nova sala de embarque, para voos domésticos e internacional conectada por pontos de embarque e ampliação da sala de embarque doméstico em 700 m² e melhorias da área operacional. “Foram construídas três novos pátios com capacidade de atender até 13 aeronaves da categoria Charlie, três terminais de carga doméstica e um terminal de carga internacional” explica Melo.
Outras obras realizadas foram realizadas melhorias na pista de pouso e decolagem com recapeamento, revitalização e implantação de áreas de segurança de fim de pista. Foram recuperadas as pistas de taxiway e ainda foi criada mais uma pista chamada de taxiway fox, além da construção de uma bacia de conteção.
Além das obras que serão entregues nesta terça-feira (21), a CCR Aeroportos deve entregar outras obras. A principal é a ampliação da pista de pouso e decolagem em 600 metros. Segundo Wander, a pista já está pronta e deve ser homologada no primeiro trimestre deste ano.
“É uma obra já concluída pela CCR Aeroportos e agora depende de complementação por parte do comando da aeronáutica, mas já estamos em contato, com um diálogo bastante fortalecido de maneira que seja possível inaugurar no primeiro trimestre de 2025” afirmou Melo. Depois de concluído, o aeroporto de Foz terá capacidade para receber até 4 milhões de passageiros por ano.
A Rádio Cultura acompanhará a entrega das obras na tarde desta terça-feira (21).