“Guarda Municipal será modelo regional de excelência em Segurança Pública”, diz secretário

Entre as medidas adotadas está o aumento de Guardas Municipais nas ruas e realocamento do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), além de integração entre as forças.

Reprodução/Arquivo

Em entrevista para a Rádio Cultura na última semana, o Secretário Municipal de Segurança, Paulo Tinoco, falou sobre as alterações que está realizando para melhorar a segurança em Foz do Iguaçu. De acordo com o Secretário, a meta é transformar a Guarda Municipal em modelo regional de excelência. O objetivo foi estabelecido para um prazo de cinco anos.

“Eu tracei como futuro, até 20230, um prazo de cinco anos, consolidar-se como um modelo regional de excelência em segurança pública, caracterizado pelo emprego judicioso da tecnologia dos recursos, por uma Guarda Municipal de destaque e pela perfeita integração com os demais órgãos de segurança estaduais e federais” explicou ele.

Para chegar ao objetivo, o secretário apontou algumas medidas que já foram implantadas e outras que serão implantadas nos próximos meses. “A gente procurou condensar todas as atividades, por várias razões, a estrutura que eu recebi ela tinha muitas coordenadorias, que são fundamentais e continuam fundamentais, o que eu fiz foi pegar tudo o que era relativo ao operacional e coloquei embaixo da Guarda Municipal” disse ele.


Diretorias

Entre as alterações já impostas pelo secretário foi a criação de duas diretorias. A Diretoria de Pessoal e Logística e a segunda de Apoio Tecnológico e Vídeo Monitoramento.

A primeira diretoria deve cuidar dos equipamentos e a gestão de pessoal. “O Guarda quando vai desempenhar a sua função ele tem que ter o melhor uniforme, o melhor colete, a melhor viatura, então vamos ter uma diretoria responsável por tudo isso, além de cuidar do pessoal, férias, licenças” explicou.

A segunda diretoria tem como objetivo integrar as forças de segurança por meio da tecnologia. “Além disso, criei uma diretoria de apoio tecnológico e vídeo monitoramento onde tudo vai estar em uma sala de comando em controle, vamos tentar integrar com as estruturas que já tem na cidade, Vila A inteligente, O CIOF (Centro Integrado de Operações de Fronteira), entre outras” informou.

Mais guardas nas ruas

Outra medida adotada pelo secretário é aumentar o número de Guardas Municipais nas ruas. Ele informou que para isso está tirando todos os agentes que estavam em desvio de função ou em atividades administrativas e colocando na escala de rondas.

“Procuramos jogar todo mundo na rua e na escala, o que observamos, ah, está em desvio de função, ou então tá no administrativo, já falei, vamos reforçar a escala de rua de maneira que a gente aumente a visibilidade da segurança das ruas” justificou.

Realocamento do Gabinete de Gestão Integrada

Outra alteração implementada pelo secretário foi o realocamento da Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), onde está o sistema de vídeo monitoramento. A partir de agora, o sistema, que é coordenado pelo Inspetor Fagundes, da GM, está diretamente ligado a Secretaria de Segurança.

“Eu enxerguei o Gabinete de Gestão Integrada como uma parcela da segurança e ele ocupava um lugar no Gabinete (do prefeito), então eu fiz uma mudança híbrida, nós mantivemos a chefia do GGI no Gabinete, onde o prefeito é o coordenador e eu puxei a Secretaria Executiva do GGIM pra mim” explicou.

Segundo Tinoco, o objetivo é que a operação seja melhor executada. “O Inspetor Fagundes que é o nosso secretário executivo operacional está com a gente, ele controla todas as câmeras, isso servirá que o operacional possa melhor executar, então chegamos nesse híbrido e estamos em uma fase de implementação” pontuou.

Segurança Patrimonial

O Secretário informou também que promoveu mudanças no setor de segurança patrimonial. “Eu modifiquei, tirei do status de diretoria e coloquei como uma divisão de segurança patrimonial subordinada a Guarda Municipal” informou. “Dessa forma, vamos ter como reforçar, dotar de viaturas, vídeo monitoramento e vamos procurar investimentos tecnológicos para reforçar o setor” concluiu.

 

Sair da versão mobile