A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou sessão extraordinária nesta segunda-feira (06), para apreciar os projetos de reorganização administrativa do Poder Executivo e também do Legislativo. Os projetos foram lidos e encaminhados para análise das comissões permanentes da Casa, para obterem parecer e, em seguida, retornarem ao plenário para votação, em sessão prevista para essa terça-feira (07).
O projeto de lei 01/2025, de autoria do Poder Executivo, trata de mudanças na estrutura organizacional da prefeitura, tais como criação das secretarias da Mulher, Transporte e Mobilidade Urbana, e Comunicação e Relações Institucionais, que terão as atuações realocadas para as secretarias já existentes.
Com relação à reorganização administrativa da Câmara, o projeto busca resolver algumas demandas urgentes e represadas, tais como a criação da Diretoria de Cerimonial, já requerida pelos Servidores da Câmara através do Memorando nº 4.144, de 9 de julho de 2024, diante da necessária atuação nesta área e a ausência de recursos humanos necessários para minimamente atender todas as situações existentes, visto que ao longo dos anos a demanda de trabalho aumentou consideravelmente. Atende-se, ainda, com a criação de 2 chefias de gabinete, a manutenção de 2 (duas) Assessoras Parlamentares da Legislatura anterior que se encontram em período gestacional, com garantia de estabilidade constitucional.