O Caderno de Indicadores é resultado de um trabalho colaborativo entre todas as instituições que formam o ecossistema de inovação do Parque, incluindo a UNIOESTE, UNILA, UAB, ITAI, POLOIGUASSU, CIBIOGÁS e SESI.
O levantamento tem por objetivo mensurar e monitorar o desempenho do Parque, oferecendo dados essenciais para o aprimoramento contínuo das ações estratégicas e da integração das instituições envolvidas. O desenvolvimento das métricas contou com a colaboração das organizações parceiras, o que fortalece a governança e a atuação coletiva do ecossistema.
Além de permitir ajustes estratégicos e o acompanhamento de resultados, a iniciativa busca aumentar a transparência, melhorar a prestação de contas e tornar o ecossistema mais atrativo para investidores e novos parceiros. A padronização dos indicadores também proporciona uma visão mais clara e precisa da evolução do Parque, o que favorece a inovação, o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional.
Em 2023, foram produzidas 1.384 publicações técnico-científicas, incluindo artigos em periódicos e eventos, livros e outros trabalhos. No mesmo ano, os cursos oferecidos no ecossistema formaram 325 graduados, 59 especialistas, 120 mestres e 4 doutores.
Em termos de capital intelectual, considerando pessoas vinculadas às empresas e instituições, o Parque contou com 47 pessoas com pós-doutorado, 347 doutores, 126 mestres, 317 especialistas, 156 graduados e 147 com ensino médio.
O caderno também revela que foram captados R$ 53,57 milhões por meio de editais de fomento, distribuídos em 27 projetos assinados em 2023. Além disso, foram realizadas 185 ações formais de extensão e 34.616 pessoas impactadas nas ações educacionais, como palestras, cursos, seminários, workshops, entre outras.
Para o gerente de Planejamento e Gestão Estratégica do Itaipu Parquetec, Cristian Jair Aguilar, além de representar um avanço na governança e na integração das organizações do Parque Tecnológico, este caderno destaca os resultados e competências do ecossistema. “Estes indicadores contribuem para fortalecer a captação de recursos e projetos, melhorar a visibilidade das nossas organizações e a atração de investimentos e parceiros para todo o Parque”, afirmou.
O Caderno de Indicadores está disponível para consulta pública no link: https://www.