A Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou nesta quinta-feira (19) a ata de homologação que definiu quais instituições privadas de ensino farão a gestão administrativa de cada um dos colégios que integram o programa Parceiro da Escola. No total, de 34 municípios contarão com o apoio da iniciativa privada para obras de manutenção e reparo da infraestrutura, serviços administrativos, gestão de terceirizados da limpeza e segurança. Entre as 82, quatro são de Foz do Iguaçu, além de outras duas que pertencem ao Núcleo Regional de Educação de Foz em Medianeira e Matelândia.
Em Foz do Iguaçu, o estado decidiu incluir quatro colégios no programa mesmo sem quórum de votação da comunidade, que deveria ser de 50% + 1. Em 2025, os colégios Ayrton Senna da Silva, Gustavo Dobrandino da Silva, Juscelino K. de Oliveira, e o Colégio Almirante Tamandaré serão administrados pela empresa Positivo. Segundo a SEED, estas escolas foram incluídas pela Secretaria com base em critérios técnicos, como ausência de divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou avaliações abaixo da média estadual, bem como frequência escolar menor do que 85%.
Contando com as quatro unidades de Foz, o Positivo assumirá a gestão de 31 unidades em parceria com a Tom Educação. Atualmente, ele atende cerca de 500 mil alunos e mantém parcerias com mais de 1.900 escolas. Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a implantação do modelo Parceiro da Escola será iniciada em janeiro. Os Colégios de Matelândia (Colégio Estadual Rui Barbosa) e Medianeira (Colégio Estadual Belo Horizonte) também estão incluídas.
A lista completa das escolas e das empresas que farão a gestão administrativa de cada uma delas também pode ser consultada no Portal da Transparência, onde também é possível verificar a análise técnica da Seed e a classificação final das empresas em cada lote de escolas.