Um novo hospital pode ser construído em Foz do Iguaçu para atender a 9ª Regional de Saúde. A informação é do futuro secretário de saúde do município, Dr. Fábio Melo. De acordo com o secretário, a construção da nova unidade hospitalar já está sendo discutida com o governador do estado, que confirmou a pretensão na última semana. No entanto, mesmo com uma nova construção, o processo de federalização do Hospital Municipal será mantido, diz o secretário.
Em entrevista à Rádio Cultura, o secretário justificou a necessidade do novo empreendimento para a cidade. “A gente sabe do déficit que temos de leitos hospitalares, por que fica tanta gente esperando na UPA, não só em Foz, mas na região? Porque não temos uma cama disponível para colocar dentro do hospital (municipal). A região necessita de um hospital regional e vamos trabalhar fortemente com a SESA (Secretaria Estadual de Saúde) para que possamos trazer mais essa porta de entrada para internação específica aqui na nossa região” salientou.
O Secretário salienta que, por enquanto, a conversa sobre a construção da nova unidade é informal. Porém, tanto o governador do estado, Ratinho Junior, como o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, já entendem a necessidade de um novo hospital, assim como ocorreu em outras regiões do Paraná. “O governador, em sua fala em evento no palácio na última semana, com os prefeitos, já falou dessa intenção” disse ele.
Federalização do Hospital Municipal
O futuro secretário informou também que o Prefeito Eleito, General Silva e Luna mantém a intenção de federalizar o Hospital Municipal, transformando a unidade em Hospital Universitário sob a administração da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). “A federalização é uma meta, que a gente precisa buscar, não é fácil, não é um projeto como foi vendido, para seis meses, temos que alinhar muitos outros processos para que isso ocorra” diz.