O novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na região do Três Bandeiras, teve sua construção finalizada e foi entregue à comunidade nesta sexta-feira (13). O CMEI foi construído no loteamento Jardim Dona Brida, um dos maiores do município, com 1.098 lotes.
As aulas estão previstas para começar em fevereiro, atendendo inicialmente 200 crianças de seis meses a cinco anos de idade, mas a unidade tem capacidade para expandir esse atendimento para até 320 crianças, conforme a demanda.
O prefeito Chico Brasileiro destacou que este é o 13º CMEI construído e entregue desde o início da gestão em 2017. “É um número histórico. Foz do Iguaçu, hoje, possui uma das melhores estruturas de CMEIs do Brasil, e isso nos deixa muito felizes, porque priorizar a educação infantil é fundamental. Ela é a base que prepara as crianças para as etapas seguintes da educação”, afirmou.
A nova estrutura conta com 10 salas de aula (incluindo salas de higienização para berçário e maternal), lactário, solários, sala de professores, sala multiuso, playground, pátio coberto para atividades e refeições, secretaria com hall de acesso, banheiros para alunos, funcionários e banheiros externos para os pais, área de cozinha/serviços e estacionamento.
A secretária da Educação, Maria Justina da Silva, ressaltou que as melhorias na infraestrutura têm sido fundamentais para que a educação do município se destaque no cenário nacional. “Ter um espaço adequado para o professor trabalhar com as crianças é essencial. Essas melhorias auxiliam diretamente no desenvolvimento de um trabalho de qualidade em sala de aula”, afirmou. Entre as conquistas, estão o melhor IDEB entre os municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes e o Selo Ouro de Alfabetização concedido pelo Ministério da Educação.
Conversão de Área
Com investimentos estimados em R$ 4 milhões, a construção foi viabilizada por meio de um Termo de Conversão de Área (TCA) firmado entre a Prefeitura de Foz e a empresa JBV Incorporadora, responsável pela execução da obra. “Essa é uma forma de economizar, pois não utilizamos os recursos disponíveis do município e não há pagamento de lucros ou taxas administrativas, já que se trata de uma permuta. Os custos são estimados com base no valor bruto da terra e da obra”, explicou o secretário de Planejamento, Andrey Bachixta.
A representante da JBV Incorporadora, Josiane Rossato, expressou sua satisfação em contribuir com o desenvolvimento e a educação na região por meio da parceria com o TCA. “É uma grande satisfação entregar este CMEI. Agradeço ao prefeito e à secretária Rosa pela oportunidade”, afirmou.
Homenagem
O nome do Cmei Dona Brida é uma homenagem a uma das pioneiras do município. Nascida em Santa Rosa (RS), Albride Maria Rossato, mais conhecida como Brida, se mudou para Foz do Iguaçu em 1969 com seu marido, Florentino Rossato e seus filhos. No imóvel da família, “Fazenda Rossato”, construíram um patrimônio com o trabalho na lavoura e o cultivo de grãos.
Com a chegada da Itaipu à cidade, na década de 70, Dona Brida e seu marido viram que havia uma necessidade na expansão urbana do município, o que os levou a criarem e administrarem juntos a Imobiliária Petrópolis e, a partir do patrimônio que construíram com seu trabalho na lavoura, fizeram diversos loteamentos na cidade, entre eles o Jardim Petrópolis, Jardim Santa Rosa, Jardim Curitibano 01, 02, 03 e 04 e Jardim Ipê 01, 02, 03 e 04. Dona Brida faleceu em 2005, aos 80 anos.
Assessoria