A Polícia paraguaia conseguiu evitar uma fuga em massa na Penitenciária Regional de Ciudad del Este nesta quarta-feira (11). O plano foi arquitetado por faccionados do PCC (Primeiro Comando da Capital).
O plano dos criminosos foi frustrado após uma inspeção feita com o apoio da Polícia Nacional durante a madrugada. Os agentes encontraram, nos pavilhões, ferramentas caseiras e facas, que foram apreendidas.
Na ação, 1.800 presos foram conduzidos ao pátio central do centro penitenciário, enquanto os agentes revistavam os pavilhões em busca de provas.
No pavilhão B Alta, os policiais e agentes encontraram facas, pás e outras ferramentas de escavação caseiras que foram apreendidas. Celulares também foram apreendidos.
Nesta ala estão presos alguns membros da facção brasileira. Também foram encontradas grandes quantidades de cocaína, maconha e outras drogas.
Para impedir o surgimento de qualquer foco de rebelião, dois detentos foram transferidos de estabelecimento penal, segundo informações das autoridades paraguaias.