Passarela das Cataratas é fechada por causa do aumento na vazão no Rio Iguaçu

A medida foi necessária para garantir a segurança de visitantes e trabalhadores.

Passarela das Cataratas é fechada temporariamente. Foto: Bruna Nieradka

A passarela das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, foi temporariamente interditada no fim da manhã nesta terça-feira (10). A Trilha das Cataratas segue aberta ao público, com funcionamento normal. As medidas integram o protocolo de segurança da operação da unidade de conservação.

A reabertura da passarela dependerá da redução do volume de água, que ao meio-dia, atingiu  8 milhões e 400 mil litros por segundo. Para a liberação, é necessário que a vazão diminua para a média segura de 6 a 7 milhões, sem previsão de nova alta. Em condições normais, o volume médio das Cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Zelo e segurança aos visitantes – A equipe técnica da concessionária Urbia Cataratas, que faz a gestão da visitação do Parque Nacional do Iguaçu, e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu, na região das Cataratas do Iguaçu.

Parque aberto para visitação – Todos os mirantes da Trilha das Cataratas estão liberados. A visitação turística neste domingo segue normalmente até às 16 horas. Para visitar o parque é preciso adquirir o ingresso online pelo site oficial: cataratasdoiguacu.com.br.

No lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu, a passarela de acesso à Gaganta do Diabo está fechada desde o último domingo (08). Os circuitos superior e inferior os passeios seguem normalmente.

 

Sair da versão mobile