De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, 177 unidades da rede estadual de ensino de 98 cidades, selecionadas. As votações ocorrerão no dia 6 das 8h às 20h30, no dia 7 das 8h às 17h e no dia 9 das 8h às 20h30. O horário ampliado visa garantir a participação da comunidade escolar nas decisões que envolvem o futuro da gestão administrativa e educacional nas instituições de ensino elegíveis, garantindo maior transparência, inclusão e corresponsabilidade na definição de estratégias que impactam diretamente a qualidade do ensino e o ambiente escolar.
Na área do Núcleo Regional de Ensino de Foz a consulta está prevista para as seguintes escolas:
Foz do Iguaçu:
Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck – Porto Meira;
Colégio Estadual Almirante Tamandaré – Vila Yolanda;
Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva – Porto Meira;
Colégio Monsenhor Guilherme – Centro;
Colégio Ayrton Senna da Silva – Jardim Lancaster.
Santa Terezinha de Itaipu:
Colégio Estadual Dom Manoel Konner
Medianeira:
Colégio Estadual Belo Horizonte
Matelândia:
Colégio Estadual Rui Barbosa
Segundo o secretário de Educação, Roni Miranda, o programa é uma ferramenta estratégica para melhorar a qualidade da educação no Paraná. “Com o Parceiro da Escola, queremos proporcionar às escolas melhores condições de infraestrutura e gestão, permitindo que os educadores e diretores possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento pedagógico. Este é um programa que reflete o compromisso do governo com a educação pública de qualidade”, afirmou.
Para garantir a transparência nos processos de votação, as consultas públicas seguirão modelo democrático. Participam das consultas, como membros das mesas consultivas, equipes técnicas dos Núcleos Regionais de Educação, professores e funcionários das escolas consultadas. Participam como votantes pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários. Os votos são impressos.
PESQUISA – De acordo com uma pesquisa publicada há alguns dias, três em cada quatro paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola. É o que aponta uma sondagem contratada pela Secretaria de Estado da Educação junto ao Instituto Paraná Pesquisas. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 24 de outubro e 11 de novembro com pais/responsáveis em cidades e 85 escolas que estão na área de abrangência do programa.
CREDENCIAMENTO – A Seed também tem um edital de credenciamento aberto para as instituições de ensino privadas que tenham interesse em atuar no programa. As empresas deverão especificar, no momento do credenciamento, quais lotes têm interesse de atuar e apresentar a documentação comprovatória, devendo comprovar capacidade técnica para o atendimento de, no mínimo, 50% do volume de matrículas existentes em cada lote. Ele foi instituído para 179 unidades, as 177 elegíveis e as duas onde o programa já está em andamento.
PARCEIRO DA ESCOLA – O programa da Secretaria de Estado da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.
O projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), totalizando 2,1 mil estudantes atendidos.
Com informações: AEN